O Brincar e as Transformações

EIXO EXPERIMENTANDO TRANSFORMAÇÕES

  • O Brincar e as Transformações (EI)

Professoras: Camila Souza, Carolina Souza Franco, Camilla Domingues, Luciana Véo

 

O Brincar está presente diariamente na rotina da Educação Infantil, sendo um dos principais eixos norteadores de todo o trabalho desenvolvido no segmento. A brincadeira é uma grande promotora de aprendizagens, interações, descobertas, curiosidades, investigações, e, a partir dela, a criança consegue ampliar seus conhecimentos sobre o mundo.

 

O eixo “Brincar e as Transformações” tem como um de seus objetivos discutir a importância da brincadeira no processo do “fazer científico”.

 

Como a brincadeira pode influenciar, de forma prazerosa, a construção do conhecimento científico de cada criança, a partir das investigações e descobertas?

 

Para encaminhar essa questão, levamos em consideração que “brincando, a criança desenvolve os sentidos, adquire habilidades para usar as mãos e o corpo, reconhece objetos e suas características, textura, forma, tamanho, cor e som. Brincando, a criança entra em contato com o ambiente, relaciona-se com o outro, desenvolve o físico, a mente, a autoestima, a afetividade, torna-se ativa e curiosa” (Siaulys, p.10).

 

Escolhemos o elemento Água, muito presente em diferentes ações do cotidiano de cada criança, para explorarmos com as turmas. A partir destas explorações e experiências, buscamos investigar e levantar hipóteses sobre a água e suas transformações.

 

Referência Bibliográfica:

Siaulys, Mara O. de Campos. Brincar para todos/ Mara O. de Campos Siaulys. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.