Explorações, Descobertas, Reconhecimentos

EIXO IDENTIDADES: “EUS” E OUTROS

  • Explorações, Descobertas, Reconhecimentos (HE/ Grupadas 2 e 3)

 

  • Tapete Floresta (Grupada 2/HE)

Professora: Rosana Carvalho

A natureza por si só nos impressiona com sua variedade de plantas. E foi observando essa riqueza que formulamos hipóteses, fizemos comparações e encontrarmos semelhanças e diferenças entre cores, formas e tamanho das folhas. Com uma pitada de diversão, brincamos com lupas, fizemos decalques, carimbos, colagem e esponjados com as folhas. O resultado? Expomos aqui para vocês.

 

  • Olhares, O sol de Van Gogh e Criança e Natureza (Grupada 3/HE)

Professora: Tatiana Vasconcelos

Iniciamos nossos trabalhos pensando em algo voltado para a identidade. “O olhar para si”, “ o olhar para o outro” e “o olhar do outro para ‘mim”. Começamos por uma série de autorretratos e retratos sobre o outro, aproveitando o momento para dialogar sobre a diversidade e como referência usamos o pintor Van Gogh. As crianças trouxeram seus conhecimentos sobre o autor, daí surgiu a ideia de fazer um estudo da obra “Vaso com quinze girassóis” (agosto, 1888), usando a imagem da obra original como forma de suscitar expressões próprias. Instigadas por este processo e observando como a cada dia as crianças se mostravam mais interessadas com o que tinha relação com a natureza, aproveitamos para explorar os espaços externos, brincar com brinquedos não estruturados, investigar e documentar tudo que a natureza possa nos oferecer.

 

  • Câmara de observação (Grupada 2/HE)

Professora: Rosana Carvalho

Com a intenção de despertar o observar científico no cotidiano, brincamos de cientistas discutindo a importância e o porquê de lavarmos bem as mãos. Virou uma farra e resolvemos brincar com vocês também.