EIXO SABERES, FAZERES E CONSEQUÊNCIAS
- Elementos Químicos: origem, uso, consequências (EM)
Tabela Periódica e radioatividade
Professores: Carlos Linhares e Fabiano Lins
A origem do Universo
Professoras: Ana Carolina Leo e Cíntia Daniele
A Exploração mineralógica e a questão ambiental
Professora: Cristiane Adiala
A questão geopolítica do uso da energia nuclear
Professor: Wilson Rodrigues
A origem do Universo
Professoras: Ana Carolina Leo e Cíntia Daniele
“O nitrogênio em nosso DNA, o cálcio em nossos dentes, o ferro em nosso sangue, o carbono em nossas tortas de maçã… Foram feitos no interior de estrelas em colapso, agora mortas há muito tempo. Nós somos poeira das estrelas.”
No livro Cosmos, 1980
O ciclo de vida de uma estrela é fundamental para fornecer elementos químicos para a formação do Universo, levando bilhões de anos terrestres até sua morte.
Desde o Big Bang, passando pelo nascimento de uma estrela até a sua morte, apontamos, neste projeto de pesquisa, o surgimento dos elementos químicos que compõem a tabela periódica e constituem a formação do ser humano. A identificação destes elementos é feita através da técnica de espectroscopia, demonstrável através de experimentos aqui reproduzidos. Fizemos notar a relação da evolução do Universo com o tempo que vai de 10-43 segundos a bilhões de anos terrestres com a contínua expansão do Universo, assim como as distâncias astronômicas entre os corpos celestes envolvidos. Além, demonstramos que a fusão nuclear que ocorre no interior das estrelas pode ser usada em bombas nucleares com grande potencial de destruição.
Buscamos, portanto, no processo de pesquisa, discutir o viés ético do conhecimento científico e suas implicações para a sociedade, possibilitando aos alunos ampliar a concepção do tamanho do Universo e a escala de tempo para os períodos de transformações desde o Big Bang.
A Exploração mineralógica e a questão ambiental
Professora: Cristiane Adiala
O rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), com uma carga gigantesca de rejeitos da atividade mineradora, é considerado o maior desastre ambiental do Brasil. A partir desse evento, pesquisamos alguns dos múltiplos processos, causas e consequências do desastre, de maneira articulada com os conteúdos programáticos do 1º ano e ainda com a temática mais abrangente na qual este estudo se incluiu: as consequências do uso de elementos químicos.