Quando o conhecimento pode resolver problemas

Foto: Andrea Testoni

 

A primeira atividade da Semana das Ciências começou antes mesmo no começo oficial do evento: ontem, dia 19, a equipe do LaDQuim (Laboratório Didático de Química da UFRJ) fez diversas atividades com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2. Foram, ao todo, três oficinas com as duas turmas.

– A primeira oficina foi de energia renovável; a segunda, de identificação de minerais e na terceira abordamos o tratamento de água. O grande diferencial das oficinas é tornar possível que os alunos mobilizem o conhecimento no sentido de desenvolver problemas e desenvolver habilidades. Por exemplo, a questão da energia e o consumo da água dos rios: como lidar com isso daqui a 10 anos? Então o conhecimento, a partir disso tudo, pode resolver problemas concretos da sociedade – explica Joaquim Fernando Mendes da Silva, farmacêutico, doutor em Química Orgânica e coordenador do LaDQuim.

 

Para ele, é muito importante uma atividade como a da Semana das Ciências:

– É maravilhoso a escola ter essa percepção e entender que ensino e aprendizagem caminham juntos. O trabalho interdisciplinar é fundamental para a educação nos dias de hoje. Nas nossas oficinas vimos alunos extremamente curiosos e interessados. É bom sair da estrutura da sala de aula. Assim a gente transfere a responsabilidade do aprendizado para o aluno.

Equipe do LaDQuim na EDEM                                   Foto: Andrea Testoni

 

 

Alunos da EDEM na oficina do LaDQuim/                            Foto: Andrea Testoni

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.