A construção do conhecimento científico

A Semana das Ciências da EDEM começa na próxima segunda, dia 23, com uma palestra de abertura muito especial: o pesquisador e físico José Abdalla Helayël-Neto, que realizou o seu doutorado com o Prêmio Nobel de Física de 1979 (Prof. Abdus Salam) e é pesquisador titular da Coordenação de Física de Altas Energias no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, (CBPF), estará na escola às 19h para falar sobre “A construção do conhecimento científico”. O evento é aberto para alunos do Ensino Médio, pais e professores da EDEM.

 

 

–  Li a programação das atividades do evento, que está de altíssimo nível: motivador, provocando o desejo de conhecer e, muito importante, contextualizado. Sendo um evento desta estatura, a abertura do mesmo exige  muito empenho. Como a abertura de uma ópera, deve antever a tensão intelectual do evento. É nesta chave que devo trabalhar a minha atividade na Semana das Ciências – diz ele, que também é coordenador científico do Grupo de Física Teórica José Leite Lopes, ONG voltada para a realização de trabalhos de pesquisa e extensão na inter-relação Ciência-Sociedade.

O tema proposto pela EDEM trata da construção do conhecimento científico. O cientista compreende o “científico” como referente às Ciências, a todas as formas de conhecimento. Para ele, a matriz da construção é universal: compreensão clara do contexto e das grandes questões de uma época.

– Fazendo esta leitura, construímos os nossos projetos, na tentativa de resolver, ainda que parcialmente, questões que circulam na comunidade científica. Sendo a minha área a Física, vou trabalhar para mostrar a universalidade no ato de fazer Ciências, buscando atentar para o caráter unificador das Ciências da Natureza, das Ciências Exatas e da Vida com as Artes e Humanidades. Eminentes físicos foram também grandes filósofos, e pretendo destacar influências que tive, ao longo de minha formação no Doutorado, de físicos como Paul Dirac, Abdus Salam e Chen-Ning Yang, profundos conhecedores de Filosofia e que pautaram os trabalhos que lhes renderam seus respectivos Prêmios Nobel sobre bases filosóficas e, mesmo, concepções estéticas muito nítidas.

Helayël está muito feliz em poder, mais uma vez, participar da Semana das Ciências (ele esteve na edição anterior do evento, em 2014):
–  Poder estar em contato com os seus jovens estudantes e suas famílias é uma grande honra. Nada mais estimulante do que escola e família juntos, trabalhando em sintonia na formação de nossos futuros profissionais. E me sentirei muito realizado se puder cooperar positivamente para esta construção coletiva.

Um pouco mais sobre o pesquisador José Abdalla Helayël-Neto
Graduado e Mestre em Física pela PUC-Rio, Magister Philosophiae em Física (MPh) pela International School for Advanced Studies in Trieste e PhD em Física, também pela International School for Advanced Studies in Trieste. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos. Dedica também parte de seu tempo à pesquisa e ao ensino na área da Educação, com foco na Educação em Periferias Urbanas, trabalhando em projetos de ensino, pesquisa e extensão que focalizam a Educação Científica, a Divulgação das Ciências, a Orientação Vocacional e o Ensino em Cursos de Pré-Vestibular Comunitários, voltados para as classes populares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.