Brincar, Investigar, Ressignificar

4ª Semana das Ciências da EDEM

23 a 28 de outubro de 2017

Como ensinamos e aprendemos Ciências na EDEM

 

A 4ª Semana das Ciências da EDEM traz como tema o ensino e a aprendizagem das Ciências na escola. Um assunto especialmente caro a todos nós, educadores. Afinal, nossa prática pedagógica, seja qual for a etapa de escolaridade ou área de conhecimento em que atuamos, fundamenta-se justamente sobre as ideias que temos a respeito de como se ensina e como se aprende.

 

E como se ensina e como se aprende Ciências na EDEM? Que objetivos temos com o ensino das Ciências nesta escola e como eles dialogam com os objetivos estipulados para a Educação em Ciências hoje? Como as ciências se articulam com os saberes do senso comum, das tradições e as artes no espaço desta escola?

 

Para responder a essas perguntas, que nos colocamos como ponto de partida para conceber este evento, fizemos dele nosso objeto de estudos coletivos ao longo deste ano. E na Mostra Científica que o encerra, além de apresentar a vocês as aprendizagens realizadas por nossos alunos, vamos apresentar também o modo como ensinamos e concebemos as ciências dentro da escola.

 

Como nas edições passadas, ao longo desta 4ª Semana das Ciências, receberemos na EDEM pesquisadores que compõem o atual contexto da produção científica no país e que generosamente se dispuseram a vir à escola compartilhar seus saberes, objetos de investigação, explicações que encontram para os fenômenos e também suas dúvidas e problemas, que apesar de muito estudo, persistem. Este ano, entre os cientistas convidados, contamos, além de nossos ex-alunos, que prestigiam este evento desde sua 1ª edição, com muitas mães e pais de alunos, que gentilmente aceitaram o convite feito por nós, para participar de atividades programadas para os diversos segmentos. Estamos certos de que suas presenças concederão um brilho especial à nossa programação.

 

No sábado, dia 28 de outubro, a escola estará aberta para vocês conhecerem o que produzimos com nossos alunos da Educação infantil até o Ensino Médio, especialmente para esta Mostra Científica que tem como foco o ensino e a aprendizagem das ciências na EDEM.

 

Os trabalhos propostos foram divididos em cinco eixos, que podem ser visitados em um circuito integrado representativo das reflexões que fizemos ao longo do processo de concepção coletiva deste evento:

1 – Identidades: “eus’ e outros

2 – Saberes, fazeres e consequências

3 – Experimentando transformações

4 – Espaços e Representações

5 – Experiências Matemáticas

 

Para além das diferenças que caracterizam nossas práticas nos diferentes segmentos, os percursos do Ensino e da Aprendizagem das Ciências na EDEM seguem todos um processo de construção que inclui as mesmas etapas: OBSERVAÇÃO-EXPLORAÇÃO-FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES-PESQUISA-CONSTRUÇÃO CONCEITUAL-DESLUMBRAMENTO-CRÍTICA-RESSIGNIFICAÇÃO-AÇÃO.

Assim, como vocês poderão conferir, cada eixo da Mostra Científica compõe-se de produções de todos os segmentos, que envolvem as áreas de Linguagens, Ciências Naturais, Ciências Sociais, e Matemática e articulam-se por uma linha temática que perpassa as diferentes perspectivas sobre o ensino de ciências, trabalhadas em cada um deles: Brincar como ponto de partida para a investigação científica, na Educação Infantil; Aluno pesquisador e postura investigativa, no Ensino Fundamental 1; Experimentar, Desconstruir, Ressignificar, no Ensino Fundamental 2; Ciências e Política, no Ensino Médio.

Esperamos que gostem do que preparamos para compartilhar com vocês.