A EDEM responde

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A EDEM trabalha todos os conteúdos do currículo oficial?

Sim! O ensino da EDEM é pautado pelo currículo oficial. 

São trabalhados todos os conteúdos das várias áreas de conhecimento, conforme estas se desdobram nos vários níveis de escolaridade. 

A forma como se trabalha os conteúdos é que é diferenciada. O máximo possível eles são trabalhados de forma integrada, ou seja, articulando-se várias áreas ou disciplinas em projetos de pesquisa, que denominamos Projetos de Trabalho. Essa é a forma como via de regra são trabalhados os conteúdos na Educação Infantil e também no Ensino Fundamental 1. O propósito do ensino da EDEM é que o aluno/aluna atribua sentido ao que aprende. Para isso, a escola apresenta os conteúdos sempre de forma contextualizada, buscando sempre propor situações de aprendizagem com o tempo e as condições necessárias para que as crianças e jovens formulem e reformulem suas hipóteses sobre os diversos fenômenos da realidade.

Com essa forma de ensinar e conceber a aprendizagem, a EDEM vem há 52 anos favorecendo que cada aluno/aluna construa os conhecimentos necessários para escolher sua trajetória acadêmica, realizar seus propósitos e obter o sucesso que deseja na sua vida pessoal e profissional. 


Como a EDEM avalia? A EDEM tem provas? 

Na EDEM, a avaliação faz parte do processo de ensinar e de aprender. A avaliação ajuda a aprender melhor e a ensinar melhor. Ela oferece dados importantes tanto para o professor quanto para o aluno. Isso quer dizer que o aluno é avaliado o tempo todo e que as informações são coletadas pelo professor, para que ele saiba o que já foi aprendido, quais as dificuldades encontradas pelo aluno, o que precisa ser ensinado de outro modo para que ele aprenda e também pelo aluno, para que ele  saiba o que já aprendeu, quais as suas dificuldades, o que ainda precisa aprender.

Além desse aspecto, que é o principal, a avaliação tem também um caráter social, que se expressa na formalização, através de notas, de qual o estágio de aprendizado do aluno.

A EDEM tem provas, elas começam a ser realizadas no meio do Ensino Fundamental como exercício de formalização e são sistematizadas no Ensino Fundamental 2.

A EDEM utiliza conceitos. Os conceitos podem ser desmembrados em notas. Isso ocorre no Ensino Fundamental 2 e Médio


Na EDEM tem regras ou o aluno faz o que quer?

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Na EDEM tem regras e ninguém faz o que quer! Em espaços responsáveis de convivência, o desejo nunca é soberano. Todo grupo necessita de normas e regras para alcançar um objetivo comum, que, no caso da EDEM, é o processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos e alunas. A liberdade individual de ação é limitada pelo outro, pelo grupo. Na EDEM, entendemos que esta é uma aprendizagem fundamental para todas as crianças e jovens.


A EDEM consegue articular ensino de conteúdos e acolhimento às questões subjetivas dos alunos? Como?

Sim, a EDEM consegue, pois todo o seu esforço é canalizado nesse sentido. Não concebemos um ensino de conteúdos voltado a um sujeito pensante desarticulado de sua sensibilidade e expressividade e que apresenta diferentes demandas afetivas, de acordo com a faixa etária e/ou características pessoais. Para dar conta dessa articulação na prática, a EDEM conta com coordenações de segmento constituídas por um educador(a) e um psicólogo(a). Assim, as questões pedagógicas, relacionais e afetivas, apresentadas individualmente ou pelo grupo, são abordadas sempre em conjunto, seja no diálogo com os próprios alunos, as famílias ou entre a equipe pedagógica.


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