Leitura e Estudos

A metodologia do EF2 privilegia a resolução de problemas, apresentando cotidianamente para os alunos situações em que se encontra a máxima coincidência entre a “versão escolar” e a “versão social” das práticas e dos conhecimentos que se convertem em conteúdos escolares.

A formação do leitor continua sendo, como no EF1, um eixo fundamental do trabalho de Língua Portuguesa. Semanalmente, as turmas frquentam a biblioteca. A proposta consiste em roda de leitura na qual são lidos diferentes gêneros, especialmente literários, com a finalidade de divertir, refletir, comover, informar, contribuir para a ampliação do horizonte cultural ou simplesmente propiciar o prazer de compartilhar uma boa história.

Ao chegar ao final do Ensino Fundamental, ao concluir o 9º ano, espera-se que o aluno tenha adquirido e/ou desenvolvido autonomia para estudar e pesquisar. Para isso, é imprescindível o estudo.

Como se estuda Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Inglês, Música, Artes Visuais, etc? Quais as estratégias de leitura de que o aluno deve utilizar para entender os conceitos do texto?

Questões como essas norteiam as ações dos professores das diferentes disciplinas em sala de aula. A partir do entendimento do percurso de estudo dos alunos, os professores podem propor atividades de estudos individuais e em grupos, fazendo intervenções para auxiliar na superação das dificuldades e resistências apresentadas.