Prática Reflexiva
O Ensino Fundamental 2 compreende as turmas de 6º ao 9º ano e funciona no turno da manhã, compreendendo no currículo as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol – 8º e 9º ano), Matemática, Ciências da Natureza, História, Geografia, Educação Física, Educação Corporal, Artes Visuais, Música, Teatro, Vídeo, Dança, Comunicação Visual.
De acordo com as intenções educativas da EDEM, o EF2 pauta-se pelos princípios da Educação Integral, que objetiva a aprendizagem na perspectiva da cidadania, da diversidade e do respeito aos direitos humanos, compreendendo que a educação deve contemplar as diversas dimensões que formam o homem, não apenas os aspectos cognitivos.
O trabalho pedagógico busca trazer para a prática da sala de aula a pesquisa, o intercâmbio de saberes, a sistematização de ideias, a construção do conhecimento, em um processo de indagação e busca permanente.
Na perspectiva da pedagogia das situações-problema, o papel do aluno é implicar-se, participando de um esforço coletivo para elaborar um projeto, e construir, na mesma ocasião, novas competências. É concedido ao aluno o direito a ensaios e erros, ele é convidado a expor suas dúvidas, explicitar seus raciocínios, tomar consciência de suas maneiras de aprender, memorizar e comunicar-se.
Com base no relatório de Jacques Delors, o segmento avalia os alunos tendo em vista dois grandes aspectos: postura de estudante e aprendizagem dos conceitos específicos de cada disciplina.
Ao longo do Fundamental 2, a expectativa sobre o aluno é que ele se torne, em seu ofício, um prático reflexivo.