Tics em tempos de Pandemia

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

Escrito por: Assessoria de Matemática
Luiza Peralta

 

Março de 2020 nos surpreende com uma pandemia que muda nossa rotina e nossos hábitos de forma extremamente radical. Todos dentro de casa. Não são férias, não tem praia, cinema, teatro, shopping… não tem encontro para brincar.

É dentro deste cenário que precisamos recriar nossos cotidianos, transformando conceitos como espaço e tempo. O espaço que antes se desdobrava em muitos, escola, cursos, clube, praça, shopping, praia, agora se limita à casa. E o tempo? O tempo se torna imensamente maior, com horas e dias que ultrapassam as medidas convencionais. Indiscutivelmente, se torna um grande desafio organizar essa nova rotina.  

Buscando colaborar com essa reconstrução, organizei uma coletânea com sites e recursos digitais que já uso em sala de aula e que agradam muito nossos alunos do 5º ano. As tecnologias de informação e comunicação (TICs), que já estão incorporadas às nossas vidas, podem contribuir muito, com suas infinitas possibilidades educacionais e sociais. E, neste momento, mais do que nunca.

 

As novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos, pois permite que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas, por meio de uma divisão de trabalho que não faz mais com que todo investimento repouse sobre o professor, uma vez que tanto a informação quanto a dimensão interativa são assumidas pelos produtores dos instrumentos (PERRENOUD, 1999, p. 112).

 

As possibilidades podem ser até incrivelmente assustadoras, de tão grandes. Cabe ressaltar que os estudantes mais novos precisam de supervisão constante e que todos os demais precisam de orientações, para se protegerem e assumirem responsabilidades neste mundo cibernético. Assim sendo, recomendamos que os responsáveis visitem o site SaferNet Brasil, que é uma associação civil, sem fins lucrativos, e tem como foco a promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil. O site disponibiliza materiais para download, abordando os grandes desafios desta era digital, trabalhando pela construção de uma internet segura e responsável https://new.safernet.org.br/content/cartilhas#.

As Tics são uma realidade na nossa vida atual e usá-las no contexto da construção dos saberes significa encontrar muitos recursos que motivam qualquer pessoa. Compartilho aqui alguns desses recursos que já foram mais que aprovados pelos alunos do 5º ano.  Comecemos pelos jogos.

O trabalho com JOGOS na sala de aula, como estratégia de ensino e aprendizagem de todas as disciplinas, é um recurso pedagógico diretamente associado ao prazer e ao brincar e que apresenta excelentes resultados. Só por este motivo já se torna um grande aliado para sistematizar e organizar conteúdos.

Os alunos, quando jogam, defrontam-se com situações-problema que sempre precisam ser solucionadas. É preciso que criem diferentes métodos e estratégias, para continuar a jogar, desenvolvendo a criatividade num ambiente desafiador e envolvente.  Foi no sentido de estimular o estudo e envolver os alunos que organizei, em 2014, um site que disponibiliza links para jogos de matemática online.

Para trabalhar com a memorização dos cálculos, tínhamos jogos em sala de aula e muitas fichas com atividades programadas para dever de casa. Eram atividades repetitivas e que nem sempre envolviam as crianças. Na época, a internet já era um recurso presente na casa de muitas famílias e, assim, comecei a fazer uma curadoria dos jogos online.    Essa seleção levou em consideração alguns critérios importantes, como: a adequação a faixa etária, os conteúdos abordados, a interatividade e a possibilidade de serem usados com autonomia e segurança pelas crianças.

Este recurso digital fez muito sucesso! Oferece jogos individuais e outros que são multiplayer, ou seja, permitem que os alunos joguem um mesmo jogo ao mesmo tempo, cada um na sua casa. Nos jogos, os cálculos mentais são trabalhados, memorizados, com os alunos motivados para essa tarefa.

Outro aspecto importante deste tipo de atividade é que elas permitem que os alunos se apropriem  cada vez mais dos seus próprios processos de aprendizagem, na medida em que percebem o que sabem e o que não sabem. Eles usam estes recursos para superar suas dificuldades, seja individualmente ou na troca com seus pares e professores.

Quando usamos esta plataforma em sala de aula, as atividades são sempre coletivas e os alunos trabalham em duplas ou trios, compartilhando estratégias de pensamento de forma colaborativa, que incentiva seus parceiros.

O site reúne links com jogos que trabalham desde a memorização de cálculos até o desenvolvimento de estratégias e o aprofundamento de diferentes conteúdos.

Além dos jogos, vou compartilhar também outras Tics já trabalhadas em sala de aula, ao longo dos últimos anos, fazem muito sucesso com a garotada.

No youtube tem um canal chamado INVENCTOR, https://www.youtube.com/channel/UCHQ5HCmL77sF52QJ-M6i4-Q. Neste canal, coisas incríveis são construídas com papelão, sucata e cola… Máquinas, games e uma infinidade de engenhocas surpreendentes, algumas construções precisarão ser supervisionadas por um adulto.

No site http://stars.chromeexperiments.com/ é possível viajar pelas estrelas do universo. Ver planetas e estrelas. Se aproximar da via láctea ou se afastar. Ainda sobre universo, o site da Nasa para crianças https://www.nasa.gov/kidsclub/flash/clubhouse/index.html oferece muita diversão e conhecimento: jogos, desenhos para colorir, histórias entre outras atividades. Vale destacar o link do Astro-Matic3000, em que cada um pode ver qual seria a sua idade e seu peso nos planetas do Sistema Solar.

Em https://www.storyboardthat.com/storyboard-creator é bem fácil e intuitivo criar histórias em quadrinhos, que podem ser salvas ou e impressas. Visitar revistas eletrônicas também é uma boa ideia. A Ciência Hoje das Crianças http://chc.org.br/ oferece artigos, jogos, quebra cabeças …

Todas esses recursos sugeridos já foram trabalhados em sala de aula e carregam infinitas possibilidades de construção de conhecimentos. Deixar que as crianças partilhem essas vivências nesse período vai possibilitar muitas conversas sobre essas experiências e aventuras digitais, quando retornarmos à rotina da escola.

As tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam, medeiam o nosso conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação da realidade, de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes. (MORAN, 2007, p.163).

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *