Vamos conversar sobre a Comunicação Família-Escola?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
 


Escrito por: Direção da EDEM

Judy Galper e Claudia Fenerich – Diretoras Pedagógicas
Laura Barreira e Daniela Galper – Diretoras Administrativas

 

Há algum tempo, temos sentido necessidade de conversar com as famílias sobre a comunicação família-escola. Nosso objetivo é tornar essa relação, que é tão necessária ao desenvolvimento de nossos alunos e alunas, o mais fluente possível.
 
Nesse sentido, iniciamos essa conversa fazendo referência ao uso de grupos de whatsapp para tratar de assuntos ligados à escola. Sabemos que esses grupos foram criados pelas famílias com o propósito de compartilhar questões das turmas de seus filhos e filhas, e sempre acompanhamos com interesse esse movimento, apostando que traria bons frutos à comunidade escolar. Além de ajudar a atualizar informações e estreitar relações interpessoais, o whatsapp tem potencial para se constituir espaço de troca e discussão de temas e colaborar na definição de pautas a serem tratadas com a escola. Mas… será que este canal tem sido um aliado na comunicação família-escola?
 
Fazemos esta pergunta, considerando que se, por um lado as mídias digitais podem auxiliar as famílias no acompanhamento de temas escolares, por outro, a comunicação família-escola não pode abrir mão de uma boa conversa presencial. Principalmente quando estão em jogo questões que geram descontentamentos e que devem ser colocadas abertamente para a escola, para que possam ser devidamente conversadas, esclarecidas e encaminhadas.
 
A comunicação entre a família e a escola se sustenta em duas bases principais: a confiança da família na escola e a abertura da escola ao diálogo com a família. Assim, vamos buscar deixar claros os procedimentos internos e canais diretos de comunicação com a escola, para que as famílias possam contatar a equipe da EDEM sempre que julgarem necessário.
 
Além dos canais de que já dispomos na escola hoje, estamos inaugurando com este texto o blog EM PAUTA, dentro do site da EDEM. Nesse novo espaço, vamos buscar esclarecer a posição da escola sobre temas educacionais que são do interesse das famílias, além de apresentar também referências para o aprofundamento deles. Com isso, esperamos poder contribuir para o debate de assuntos que dizem respeito também à família e à sociedade.
 
Claro que a escola tem sua especificidade como espaço de formação. E sobre isso, é importante pontuarmos que o cotidiano da escola é complexo e diversificado, repleto de situações pedagógicas, interações interpessoais, procedimentos institucionais, que envolvem diferentes profissionais de educação, estudantes e suas famílias. Sendo assim, um fato ocorrido no espaço da escola deve ser sempre compreendido no seu contexto, analisado com todos os cuidados devidos, muitas vezes, inclusive, avaliado com a ajuda de profissionais qualificados.
 
Contamos na EDEM com várias instâncias para a gestão dos processos pedagógicos. Professores, coordenadores, psicólogos e direção pedagógica trabalham em conjunto, desenvolvendo, cada qual no seu nível, ações de um mesmo processo, que pode ser visto e revisto a partir de diferentes pontos. Estamos sempre atentos na escola, para que as informações sejam passadas de uma instância interna a outra, permitindo que todos os agentes pedagógicos acompanhem todo o processo.
 
Da mesma forma, entendemos que é fundamental garantir que o diálogo com as famílias flua no cotidiano, sem encontrar obstruções. As informações trazidas sobre seus filhos e filhas, suas sugestões e colaborações para os projetos, suas dúvidas e questionamentos sobre nossa prática são elementos constitutivos do nosso trabalho. Entendemos que faz parte das atribuições da escola ouvir críticas, esclarecer posições e repensar ações a partir do diálogo com as famílias. Assim, alimentamos positivamente a expectativa de que as famílias tragam para a escola, através dos canais institucionais disponíveis, as questões individuais ou coletivas que dizem respeito ao nosso espaço e demandam encaminhamentos da nossa equipe. Afinal, apenas dessa maneira teremos a possibilidade de conhecer essas questões e de responder a elas de alguma forma.
 
Para se comunicar com a escola, as famílias contam com canais abertos com as diversas instâncias pedagógicas (professores, coordenação e psicólogas, direção pedagógica e administrativa), podendo recorrer a que for mais adequada para cada caso.
 
Professores da Educação Infantil podem ser acessados através da agenda. Professores dos demais segmentos podem ser contatados em reuniões e plantões pedagógicos.
 
Coordenadores e psicólogas estão disponíveis para atendimento via telefone (3235 8080), email ([email protected]/ [email protected]/ [email protected]) ou encontro presencial (marcado na secretaria da escola).
 
A Direção Pedagógica pode ser acessada pelo email ([email protected]) ou encontro presencial (marcado na secretaria).
 
As questões administrativas, por sua vez, podem ser tratadas através da Secretaria (presencialmente e pelo email [email protected]) e da Direção Administrativa (encontros presenciais marcados na secretaria ou pelo email [email protected]).
 
Para sugerir temas a serem abordados no blog EM PAUTA, as famílias podem entrar em contato pelo email [email protected]
Já estamos aguardando ansiosamente esse retorno, para começar a esboçar os próximos textos!
 
Sobre a comunicação com a escola, lembramos ainda que:
 
1- Na área restrita do site da EDEM, vocês encontram informações como Calendário Geral, Listas de Material e Regras dos segmentos. Quem não tem login e senha dessa área pode solicitar pelo e-mail [email protected]
2- Os eventos do nosso calendário também encontram-se registrados no ISCool, que pode ser acessado por aplicativo de celular ou website. Quem necessitar de informação sobre esse sistema de comunicação, deve entrar em contato pelo email [email protected]
 
3- Ao longo de todo o ano, é possível acompanhar notícias sobre o cotidiano da escola através de nosso site e mídias sociais:
4- A EDEM conta também com um canal de filmes no Youtube: https://www.youtube.com/user/ESCOLAEDEMTV
 
Por último, todo e qualquer contato ou solicitação à escola pode ser feita pelo email [email protected]
 
Agradecemos desde já a cooperação e colaboração das famílias da EDEM nesse processo.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *