O currículo da Educação Infantil se concretiza através dos temas dos Projetos de Trabalho e das Atividades de Rotina.
Os projetos de trabalho, desenvolvidos semestralmente, integram as áreas de conhecimento, envolvendo o grupo, na medida em que partem de um problema posto pelas próprias crianças, para ser resolvido, concentrando um interesse, uma curiosidade apresentada ou uma circunstância social vivenciada pelo grupo.
O projeto de trabalho visa sempre a um produto final que representa sua culminância. Este produto, realizado com a participação de todos, envolve as etapas e objetivos presentes no desenvolvimento do projeto, e é apresentado nas Mostras Pedagógicas semestrais às famílias.
A rotina inclui atividades que se repetem, numa sequência de espaço e tempo, mas que também abrem possibilidades para o novo, para o não previsto. As atividades que compõem a rotina têm o objetivo de trabalhar habilidades variadas, contemplando todas as áreas do desenvolvimento pessoal (social, física, cognitiva, emocional…).
As atividades de Rotina na EI da EDEM são as seguintes:
– Rodas de conversa
– Brincadeiras livres no pátio
– Brincadeiras livres na sala
– Brincadeiras dirigidas
– Contação de histórias
– Exploração livre dos livros
– Lanche
– Culinária
– Jogos
– Processo de escrita e leitura
– Atividades nas mesas (desenho, massinha, colagens, tinta, argila, jogos…)
– Artes
– Música
– Educação corporal