Entre os dias 16 e 20 de outubro, a EDEM realizou o Parangoledem, a Festa das Artes da escola. O evento foi pensado e concebido para que adultos, crianças e jovens vivenciem, apreciem, debatam e
entrem em contato com diferentes expressões artísticas: arte, literatura, música, cinema, dança e teatro. Nos dois primeiros dias de evento, houve programações noturnas também, com palestras sobre arte e música. No sábado, dia 20, a escola esteve aberta para o público, com uma mostra linda de trabalhos dos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A ideia do evento sempre foi a de poder oferecer, para os alunos, experimentações em diferentes linguagens. E também a apreciação e a própria criação dessas linguagens todas.

– O Parangoledem teve muita diversidade nas experimentações e nas criações, com espaço para os alunos apresentarem suas produções. Isso dá uma potencia para eles, que gostam disso. Ao mesmo tempo, as turmas se nutriram da experiencia de outros artistas e personalidades que visitaram a escola. Cada segmento teve a sua particularidade, claro, são idades diferentes. Mas, de maneira geral, todo mundo teve oportunidade de experimentar as linguagens, criar, apresentar, mostrar… Tudo estava na nossa concepção – explica a professora Sônia Travassos, curadora do evento.

Muitos alunos falaram para Sônia o quanto gostaram do evento: alguns destacando a própria participação, apresentando seus trabalhos. Outros comemoraram um determinado encontro com algum artista ou oficina que participaram.

– A gente vê que tudo que tentou proporcionar encontrou eco na experiência dos alunos. Conseguimos realizar o que idealizamos e imaginamos. Foi importante também constatar que nossa escola reafirma e valoriza esse lugar da arte como expressão, como contestação, como experiência humana. Por meio das linguagens e expressões artísticas. Que são importantes para a formação dos alunos, mas também dos professores e funcionários. É preciso pensar o mundo, questioná-lo e se enriquecer com as experiências – comemora ela.

Veja os álbuns de fotos abaixo e saiba mais sobre o Parangoledem no blog do evento!
Dia 16/10
Dia 17/10
Dia 18/10

Dia 20/10

Fotos: Andrea Testoni e Eduardo Martino