Duas vezes por ano, a turma de Desenvolvimento Interpessoal de Meio Ambiente da EDEM, composta por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2, tem um compromisso muito importante: ir ao INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), também em Laranjeiras. Tudo começou em 2015, quando o geógrafo Fabio Rodrigues Pereira, o Fabão, orientador da turma de DI e também professor de geografia no INES, conversou com o professor de ciências Tito Tortori e os dois tiveram a ideia de uma atividade em conjunto entre as instituições, para replantio de mudas nativas da Mata Atlântica.
– Como havia uma área desmatada na parte de trás do instituto, Tito e eu pensamos que poderíamos juntar a EDEM e o INES nesta mesma missão educativa e ambiental: plantar as mudas do projeto Muda Mata, que é coordenado pelo Tito. Jatobá, grumixama, sabão de soldado, entre outras. A melhor parte disso tudo é unir jovens da mesma idade, das duas instituições. É muito legal ver como eles se entendem, acabam interagindo. Mesmo com a questão da surdez, as turmas se comunicam e os alunos do INES são sempre muito receptivos. É uma atividade a muitas mãos – diz ele.
Antes da ida ao instituto, Fabio ensinou um pouquinho de libras para as alunas e os alunos:
– Foi uma aula bem básica, mas que ajudou nessa conversa inicial entre eles, para quebrar o gelo.
Durante o replantio, o professor mostrou árvores que foram plantadas no primeiro ano da parceria e que hoje tá têm mais de seis metros.
– É gratificante ver uma área antes tão descampada ficando tão verdinha. E perceber que muitas mudas foram plantadas por alunos e alunas que nem estão mais no INES ou na EDEM, mas que levaram com eles essa consciência ambiental e esse respeito ao próximo – conta ele.