“Quais destes produtos industrializados desta mesa você acha que deve ser o mais saudável ou tem o hábito de comer?”
Essa foi a pergunta inicial que as turmas de Juventude e Cidadania e de Meio Ambiente fizeram, na última quarta-feira, durante a Tenda da Rotulagem realizada na EDEM, em parceria com a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. O objetivo da atividade foi, além de apresentar o modelo de triângulos na embalagem frontal dos alimentos e divulgar a consulta pública sobre rotulagem de alimentos que está aberta no site da Anvisa até o próximo dia 9, permitir que os jovens exercessem a cidadania em relação a um assunto que está acontecendo agora no país.

–  O formulário da consulta pública só pode ser preenchido por maiores de 18 anos, mas os jovens têm uma participação muito importante: além da própria realização da tenda: também, através de textos e até postagens em redes sociais. A atividade também teve esse objetivo: mostrar aos nossos alunos que a cidadania pode ser praticada independentemente da idade. O papel deles é muito importante também. Então ver estes jovens empoderados, se apropriando do discurso e convocando a comunidade escolar para contribuir sobre um assunto que é de todos, é muito bonito – diz a coordenadora do Ensino Fundamental 2, Marcelle Deslandes.

Esta é a segunda tenda da rotulagem realizada na EDEM em parceria com a Aliança. A primeira, com alunos também do 9º ano, aconteceu em 2018.

– As duas foram maravilhosas, só que a desse ano tem um caráter mais urgente, porque a consulta pública está aberta por mais alguns dias e temos a oportunidade de mudar esse cenário.

Saiba mais:

O que é uma consulta pública?

É o momento em que a Anvisa abre suas decisões ao público, dando a oportunidade de todos contribuírem com suas percepções e opiniões sobre um determinado assunto.

Veja aqui como participar da consulta pública sobre a rotulagem de alimentos.