Como se construiu o caminho de fundação da cidade do Rio de Janeiro? Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental 1 estão estudando esse assunto agora nas aulas de História e Geografia. Para debater como se deu essa fundação, a professora Daianne Xavier convidou o escritor e professor universitário de história Paulo César Gomes, que é pai da escola, para falar com sua turma na última segunda-feira. Quem habitava a cidade, quem chegou para explorar a terra, quais eram as disputas e batalhas?
– A experiência foi muito enriquecedora, sobretudo porque não tenho experiência com alunos de Fundamental 1. A turma é muito interessada e curiosa. Foram participativos, fizeram muitas perguntas e muitos queriam falar sobre o que já conheciam da história do Rio – conta Paulo, que montou a aula com base no livro “A história do Rio de Janeiro através da arte”, que está sendo abordado com a professora em sala de aula.
Paulo buscou levar não só as imagens de obras de arte que o livro traz, mas também fotos mais recentes para que os alunos pudessem perceber as mudanças que a cidade teve ao longo do tempo.
– Eles ficaram muito interessados em perceber que alguns lugares que eles passam ou já passaram já foi de um jeito totalmente diferente. E gostaram muito de ver o vídeo que mostra como o fóssil humano encontrado no interior de um sambaqui, no litoral carioca, foi reconstituído. Busca demonstrar como teriam sido os primeiros habitantes do lugar que hoje é o Rio – explica ele.
O próximo convidado a falar para a turma é João Paulo Rangel, professor de Geografia do do 6º ano do Ensino Fundamental 2, abordando aspectos geográficos da cidade.