Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Como se construiu o caminho de fundação da cidade do Rio de Janeiro? Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental 1 estão estudando esse assunto agora nas aulas de História e Geografia. Para debater como se deu essa fundação, a professora Daianne Xavier convidou o escritor e professor universitário de história Paulo César Gomes, que é pai da escola, para falar com sua turma na última segunda-feira. Quem habitava a cidade, quem chegou para explorar a terra, quais eram as disputas e batalhas?

 

– A experiência foi muito enriquecedora, sobretudo porque não tenho experiência com alunos de Fundamental 1. A turma é muito interessada e curiosa. Foram participativos, fizeram muitas perguntas e muitos queriam falar sobre o que já conheciam da história do Rio – conta Paulo, que montou a aula com base no livro “A história do Rio de Janeiro através da arte”, que está sendo abordado com a professora em sala de aula.

 

 

Paulo buscou levar não só as imagens de obras de arte que o livro traz, mas também fotos mais recentes para que os alunos pudessem perceber as mudanças que a cidade teve ao longo do tempo.

– Eles ficaram muito interessados em perceber que alguns lugares que eles passam ou já passaram já foi de um jeito totalmente diferente. E gostaram muito de ver o vídeo que mostra como o fóssil humano encontrado no interior de um sambaqui, no litoral carioca, foi reconstituído. Busca demonstrar como teriam sido os primeiros habitantes do lugar que hoje é o Rio – explica ele.

O próximo convidado a falar para a turma é João Paulo Rangel, professor de Geografia do do 6º ano do Ensino Fundamental 2, abordando aspectos geográficos da cidade.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.