Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

No dia 30 de setembro, uma decisão da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) derrubou a liminar que até então impedia o retorno das escolas particulares, autorizando a retomada a partir do dia 01 de outubro.

Há meses, temos acompanhado com muita apreensão as disputas jurídicas, as argumentações científicas e as controvérsias públicas em torno deste tema fundamental a nós, educadores, alunos e famílias. Nas reuniões virtuais que realizamos com as famílias, tivemos a oportunidade de abordar a complexidade do contexto em que esta decisão se coloca e afirmar nosso compromisso tanto com o desenvolvimento de nossas crianças e jovens quanto com as condições de saúde de todos os profissionais de nossa equipe.

Ao longo desses meses, expressamos muitas vezes nosso desejo de retornar ao espaço da escola em uma situação de segurança garantida para todos que nele interagem. No entanto, os profissionais da área de saúde que consultamos nos informaram que a imunização pela vacina ainda pode demorar meses, até um ano ou mais. Diante da perspectiva de que entraremos 2021 com a pandemia em curso, pediatras, epidemiologistas, cientistas de instituições renomadas, como a FIOCRUZ, agentes da saúde pública e outros participantes deste debate têm alertado, cada vez mais fortemente, para a necessidade de se fazer a retomada sob uma situação de gerenciamento de riscos. Ou seja, de retomar as atividades na escola, mesmo sem vacina, com todas as medidas reconhecidamente eficazes de proteção contra o vírus: distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos, desinfecção ambiental.

Ao avaliar as circunstâncias neste momento, entendemos ser o melhor iniciar uma retomada gradual das atividades presenciais ainda em 2020. Faremos isto seguindo à risca o protocolo com as medidas sanitárias que já divulgamos para vocês em agosto e pode ser consultado aqui.

Priorizamos, para esta retomada em 2020, os segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, por entender que são as crianças deste segmento as que mais necessitam agora da atuação presencial da escola, por conta da faixa etária e desenvolvimento da autonomia.

Como já informamos antes, as atividades on line permanecerão inalteradas na plataforma para EF1, EF2 e EM enquanto a pandemia de Covid estiver em curso.

PARA 2021, NOSSA PERSPECTIVA É A DE FUNCIONAR PRESENCIALMENTE EM TURNOS COMPLETOS, ATENDENDO A ALUNOS DE TODOS OS SEGMENTOS, DE ACORDO COM O PROTOCOLO SANITÁRIO DEVIDO, OFERECENDO TAMBÉM ÀS FAMÍLIAS A POSSIBILIDADE DE ENSINO REMOTO, ATRAVÉS DA PLATAFORMA ON LINE, ATÉ QUE A IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID 19 SE CONCRETIZE. Nossas salas de aula estão sendo equipadas com um sistema que viabiliza que os alunos que estarão em casa possam receber as aulas que serão dadas presencialmente pelos professores, na escola, e também que todos os alunos possam receber, em casa ou na escola, as aulas dadas por professores que continuarão em quarentena, por integrarem grupos de risco.

Disponibilizamos aqui documentos com importantes informações sobre a retomada das escolas:

CONTRIBUIÇÕES DA FIOCRUZ PARA A RETOMADA DAS ESCOLAS

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE A REABERTURA DAS ESCOLAS

POSIÇÃO DA SOCIEDADE DE PEDIATRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SOBRE A VOLTA ÀS AULAS

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.