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Tangerina, maracujá, tomate, cenoura, brócolis… como são os aromas, formatos e sabores desses alimentos? Qual é o mais amargo, qual é o mais doce? E o mais salgado? Os alunos do Grupo 5 das professoras Joana Freire e Thais Teixeira, que estão estudando os “Alimentos do mundo” neste semestre, participaram hoje à tarde de uma atividade sensorial. Quem aceitou o convite super especial de conversar com essa turma curiosa foi Juliana Marçal, que além de nutricionista é mãe de Augusto, aluno da turma.

 

 

A proposta da atividade foi ampliar o conhecimento das crianças a respeito dos alimentos.

– A gente trabalhou os sabores. Se um determinado alimento é doce, amargo, azedo, salgado… E estimular os diversos sentidos do corpo nesse contato. O tato, a audição, o olfato, o paladar e por último a visão. Cada criança sorteou o alimento que iria entrar em contato, mas sem saber de fato qual seria. As crianças foram vendadas com uma máscara lúdica, que facilitou a receptividade delas em participar da atividade – conta Juliana.

 

 

As crianças tocaram, encostaram, cheiraram os alimentos. Os amigos deram dicas sobre qual era a cor do alimento da vez, qual era o gosto e que maneira o alimento era utilizado. Assim a criança era estimulada a experimentar:

– A atividade teve o objetivo de avaliar a prontidão das crianças pra experimentar de novos alimentos. Até para crianças que não estariam tão receptivas e, pelo fato de ser uma experiência lúdica, ela vai experimentar alimentos que no cotidiano não experimentaria. Hoje apresentei tanto vegetais, quanto frutas, quanto melado, sal e chocolate meio amargo. O resultado foi muito positivo – defende Juliana.

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