A análise e compreensão dos problemas ambientais vem, cada vez mais, tomando destaque a nossa volta. As discussões vêm se ampliando, incorporando-se ao nosso cotidiano e tomando forma, muitas vezes, em pequenas ações, cujos resultados, contudo, são amplos, como a coleta seletiva de lixo, a separação de materiais para reciclagem e o descarte correto de materiais manipulados por nós diariamente como o óleo de cozinha, por exemplo. Preocupada com essa questão, a EDEM busca, há anos, transformar em ações o discurso ambiental.
Em 2019, queremos fortalecer atitudes já desenvolvidas nos últimos anos. Participem também do PROJETO AMBIENTAL da EDEM, contribuindo com as ações abaixo:
- COLETA DE LIXO ELETRÔNICO: A maioria dos equipamentos eletrônicos possui algum tipo de metal pesado (mercúrio, chumbo, cádmio, cromo) que, descartados na natureza, podem trazer graves malefícios não só ao meio ambiente como também à saúde. O Greenpeace estima que são gerados todos os anos 50 milhões de toneladas de resíduos de equipamentos eletrônicos. Desde 2012, firmamos um acordo com a COOPAMA (Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente), para recolher materiais eletrônicos na escola. Videocassetes, celulares, DVDs players, aparelhos de som, pilhas e baterias e qualquer outro tipo de aparelho eletrônico (como Tvs e micro-ondas) podem ser entregues na portaria da EDEM, diariamente, nos seguintes horários: manhã: 8:30 às 11:00, tarde: 14:00 às 17:00 e noite: 18:00 às 19:00
- COLETA DE ÓLEO DE COZINHA: toDos podem contribuir levando para a escola o óleo usado na cozinha de casa acondicionado em garrafas PET. O óleo coletado será recolhido por uma empresa especializada que vai usar o material como matéria-prima para a fabricação de sabão. O assunto é sério: estima-se que cada família consuma 1,5 litros de óleo por mês. E cada litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (dados da SABESP – Cia de Saneamento Básico do Estado de SP).
- COLETA SELETIVA: há alguns anos, as latas de lixo da escola foram rearrumadas em pares: uma para lixo comum (restos de comida, embalagens sujas de papel e plástico) e outra para lixo reciclado (copos de plástico descartáveis, embalagens de suco e mate, papeis). Uma vez por semana, a companhia de limpeza do município recolhe todo o material que é depositado nas latas para lixo reciclável.
- PLANTIO DE MUDAS NATIVAS: uma parceria entre o projeto Muda Mata (do professor Tito Tortori) e o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), mediada pela Oficina de Meio Ambiente (9o ano) viabilizou o plantio de mudas cultivadas na escola em encostas antes degradadas do Instituto que fica na Rua das Laranjeiras. A parceria já dura 6 anos e já foram plantadas dezenas de espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso, uma outra parceria com o “Projeto Floresta” também realiza, no INES, o plantio de árvores frutíferas, raízes e legumes, baseado na ideia de
- HORTA ORGÂNICA: depois de muito planejamento, obras e adequações, a EDEM inaugurou sua horta orgânica. Além de temperos, no local estão sendo plantadas hortaliças e algumas frutas e O que é produzido já tem destino certo: o refeitório da Educação Infantil.
- CUIDADO COM LIVROS DIDÁTICOS, PARADIDÁTICOS E DE LITERATURA: No fim de cada ano, realizamos um sebo virtual, onde pais e alunos podem trocar ou comprar a preços simbólicos livros usados. A iniciativa tem como objetivo estimular o consumo consciente. Para poder participar do sebo, o livro tem que estar em bom estado, ou seja, é necessário utilizá-lo com cuidado durante todo o ano letivo.
Contamos com a colaboração de todos!!
A Direção e A Equipe de Educação Ambiental EDEM