Personalidades Negras: este é o nome do projeto que a professora Giselle, professora de Português, está desenvolvendo com a turma de 8º ano. O objetivo é levar os alunos a fazerem o reconhecimento da autoria negra, já que a bibliografia do projeto é 100% negra. A turma tem sido muito receptiva ao trabalho e os estudantes tiveram bastante facilidade para escolher as personalidades negras que querem homenagear.
– Tem sido bem interessante observar que já conheciam muitas dessas personalidades, mas que algumas outras, igualmente importantes, foram novidades para eles. Na última terça-feira, na nossa aula, conhecemos a escritora Conceição Evaristo e lemos o poema “Vozes-Mulheres”. Ao final, todos aplaudiram espontaneamente a leitura do texto, demonstrando real entendimento e admiração por uma escritora que fala bastante sobre a questão do privilégio branco. Dá muita esperança observar que estes jovens já são maduros para entender seus privilégios e sabem que esta é uma luta de todos. Podemos ter no futuro uma sociedade mais justa e igualitária – diz Gisele.
A professora também achou interessante observar que não houve qualquer questionamento sobre a bibliografia 100% negra.
– A turma compreendeu com facilidade que dar voz e protagonismo a essas personalidades passa pela discussão dos padrões eurocêntricos de produção artístico-cultural estabelecidos até então. Sabem que a decolonialidade faz parte do processo de reconhecimento da intelectualidade negra e que pessoas brancas não precisam de mais representatividade, isto já está posto. Entenderam que é necessário dar notoriedade às minorias que, infelizmente, não se enxergam até hoje em todos os espaços – frisa a professora.