O MudaMata está indo de vento em popa: este ano, o projeto coordenado pelo professor Tito Tortori e sua professora do laboratório Ana Amélia alcançou um recorde histórico de espécies diferentes de mudas plantadas com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental 2: foram quase 30 tipos, entre corticeira, fruta de porco, canela-batalha, araticum, araçá vermelho, sete cascas, cambuí amarelo, peroba rosa e limãozinho do mato.

Na semana passada, o professor fez uma visita à área de reflorestamento no Parque Ecológico Mauro Romano, em Vassouras, onde funciona o projeto Vale Verdejante. E ficou surpreso com o resultado e teve dimensão da força do MudaMata.

– Fizemos um plantio, com honras, de uma muda de jequitibá que foi plantada em 2015 para simbolizar a longa vida do projeto Vale Verdejante. E depois descobrimos que a muda plantada era uma das nossas mudas. Foi emocionante para a gente saber disso e perceber que somos parte desse processo tão importante para o meio ambiente – conta o professor.

Desde 2015, o MudaMata já doou mais de 200 mudas para o projeto Vale Verdejante.

– Todas as grumixamas e jatobás antigos do reflorestamentos foram doados pelo nosso projeto. É muito gratificante poder fazer parte disso e ainda envolver os nossos jovens alunos – comemora Tito.