As mostras das turmas do Ensino Fundamental 1 aconteceram na semana passada e chamaram atenção pela diversidade e riqueza dos trabalhos produzidos pelas crianças, do 1º ao 5º ano.
Veja aqui sobre um pouco mais sobre os projetos das turmas nesse semestre:
Crédito das fotos: Andrea Testoni

1º ano

Durante o projeto de Ciências, as crianças se encantaram com o universo das abelhas. As duas turmas de 1º ano, das professoras Dani e Marilia, conheceram o meliponário da EDEM e visitaram o do Jardim Botânico, espaço dedicado ao estudo destes insetos.

Contaram com o apoio da bióloga Ana Amelia, que trouxe informações e experiências sobre este universo. Conversaram sobre a importância das abelhas na perpetuação das espécies vegetais. Também se encontraram com Lucas, biólogo responsável pela horta da escola, que falou sobre alimentação saudável e realizou com a turma um plantio de verduras e legumes. Conheceram o poema “Leilão de jardim”, de Cecilia Meireles, e brincaram de fazer poesia, criando rimas engraçadas e singelas, envolvendo o universo das plantas e dos bichos de jardim.

Visitaram o Museu da Vida (Fiocruz) e a exposição “Cidades acessíveis”, com várias experiências sensoriais.

Em História e Geografia, descobriram histórias de vários países do mundo e como vivem crianças em diferentes continentes, algumas com costumes parecidos com os nossos, outras com um modo de vida um pouco diferente.

 

2º ano

Em Ciências, as turmas de 2º ano (das professoras Elisa e Priscila) conheceram mais sobre os sistemas do corpo humano (esquelético, digestório, circulatório e respiratório) e todos os órgãos envolvidos e fizeram os órgãos em argila.

Em História e Geografia, tiveram contato com os hábitos desde a pré-história até o Egito Antigo. Conheceram a pintura rupestre e fizeram trabalhos baseados nela. Foram à exposição do CCBB sobre o Egito e viram peças antigas, deuses múmias e artesanato…

Também ouviram histórias africanas através dos encontros com a Lucinha, assessora pedagógica da Educação Infantil. Fizeram até panôs!

No projeto troca-troca do 3º trimestre, as crianças leram as histórias da coleção Casa Amarela, da autora Lilian Sypriano. Depois das leituras, as turmas criaram novas histórias, tentando utilizar os mesmos recursos das histórias que leram, com direito a galeria de personagens.

 

 

3º ano

As turmas de 3º ano da EDEM, das professoras Marcia e Sylvia, foram ao Parque Chico Mendes para estudar sobre a Mata Atlântica, dentro do projeto de ciências. Aprenderam a importância de Chico Mendes, que era um ambientalista e seringueiro, que protegia a Mata Atlântica e que, por isso, tinha sido assassinado.

Participaram da construção de um terrário no laboratório com a Ana Amelia, bióloga que trabalha na EDEM. Desenvolveram um trabalho de observação do terrário e aprenderam que ele representa um miniecossistema, já que lá dentro acontece o ciclo da água.

 

4º ano

As duas turmas de 4º ano, das professoras Gilda e Miriam, estudaram o Universo neste segundo semestre. Leram algumas lendas para conhecer como os povos antigos percebiam esse assunto. Descobriram histórias incríveis, indígenas e africanas, que foram transmitidas oralmente com a finalidade de explicar o surgimento de alguns elementos do universo.

Neste projeto, as crianças pesquisaram em sites, jogaram jogos educativos sobre o sistema solar, leram reportagens sobre novas descobertas espaciais e assistiram vídeos e documentários. Para complementar os estudos, fizeram um passeio ao Planetário e, por meio de experimentos interativos na Nave Escola, aprenderam de forma lúdica e divertida sobre o Sistema Solar. Também conversaram sobre as fases da lua, eclipses, estações do ano, fusos horários, movimentos das marés e conheceram alguns instrumentos de observação espacial.

Em Língua Portuguesa, escreveram cartas para Monteiro Lobato, depois que terem lido alguns livros da obra do autor. A partir das histórias “Robin Hood”, “Romeu e Julieta” e “Rei Artur”, fizeram uma apresentação de teatro para as famílias. A turma da professora Gilda fez uma apresentação sobre “sim” e “não”, com palavras escritas em cartazes a respeito do que queriam e não queriam para o mundo. Ao fim, para que todas as palavras do “sim” pudessem acontecem, a turma levantou a placa “respeito”, num fim emocionante.

 

 

5º ano

Neste trimestre, as turmas de 5º ano (das professoras Luiza Peralta e Thereza Mendonça) se despediram do Ensino Fundamental 1 com belos trabalhos: no projeto Corpo Humano, dois procedimentos didáticos foram utilizados: trabalho de pesquisa coletiva sobre a sexualidade e o trabalho de grupo para os sistemas do corpo humano. Também desenvolveram o projeto “Energia”, que partiu de discussões sobre a história da humanidade e sobre as descobertas e os recursos que foram sendo construídos para se viver melhor. Chegaram aos dias atuais, com as maravilhas tecnológicas que tornam nossas vidas mais confortáveis mas, como consequência disso, com uma grande dependência tecnológica. Neste processo, contaram com a colaboração de algumas famílias: Suzana e Adrian, pais do Dante, deram uma palestra sobre a produção de energia elétrica. Usinas eólicas e hidrelétricas foram especialmente detalhadas com suas vantagens e desvantagens. Gabriel, padrasto do João Reis, propiciou experimentos incríveis relacionados ao magnetismo e eletromagnetismo.

Em língua portuguesa, ler textos autobiográficos foi a meta das turmas neste semestre. Apreciar bons textos, escritos em primeira pessoa, nos traz imediatamente lembranças de nosso caminho. Assim os alunos começaram a expor momentos marcantes de suas vidas. Foi assim que começaram a produção escrita de livros de memórias. Escolheram a forma de conduzir a narrativa, arrumaram em capítulos e mergulharam em uma viagem que remete à estrada de cada um. A segunda guerra mundial, o nazismo, a imigração e a construção de Brasília foram pauta de muitas conversas e discussões realizadas nas atividades de roda de leitura.

Para celebrar este ano de trabalho no projeto Escola Floresta, em parceria com a ONG Sustentarte, as turmas, acompanhadas de suas famílias, fizeram bombas de sementes: bolinhas de argila com terra e sementes dentro, que servem para semear lugares difíceis de chegar.