Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As Mostras Pedagógicas das turmas foram realizadas em diferentes dias da mesma semana, entre 10 e 14 de dezembro. Os temas dos projetos passaram por países como Grécia e Egito e incluíram diferentes formas de aprendizagem, como jogos de matemática e contos renovados.

Confira tudo aqui!

 

1º ano
VEJA AS FOTOS DA MOSTRA DAS TURMAS
As turmas de 1º ano fizeram uma mostra linda, com muitas produções. Em vez de resumir, vamos publicar o que eles próprios escreveram e expuseram em sala.

 

 

2º ano
VEJA AS FOTOS DA MOSTRA DAS TURMAS
Em Língua Portuguesa, as crianças Os livros da Coleção Amarela, da autora Lilian Sypriano, foram apreciados com muitos entusiasmo pelo 2º ano. Depois de lerem os livros, as crianças resolveram criar uma continuação da coleção, com novos personagens e outras histórias. Criaram seus textos com muita dedicação, empolgação, em clima de mistério, humor e poesia.

No projeto “Corpo Humano”, as professoras escutaram as ideias que as crianças já tinham sobre o tema e procuraram entender suas indagações sobre este tema. Fizeram levantamentos orais, por escrito e também através de desenhos.
Assim, organizaram os estudos em quatro sistemas – esquelético, digestório, circulatório e respiratório. Por meio de observações, leituras, conversas e pesquisas, as crianças foram ampliando seus conhecimentos e estabelecendo novas conexões. Em grupos, representaram graficamente cada um dos sistemas estudados durante o trimestre, procurando compartilhar as principais aprendizagens realizadas.

Durante o ano, em matemática, as turmas estudaram as quatro operações matemáticas – adição, subtração, multiplicação e divisão.
A partir de desafios coletivos, jogos e exercícios individuais, foram conversando sobre as ideias presentes nos textos matemáticos, analisando as palavras e os dados numéricos dos enunciados. E buscaram estratégias de resolução, por meio de contagens, de desenhos, de cálculos mentais e dos algoritmos estudados. Para celebrar tantas aprendizagens, a turma criaram uma trilha de matemática com problemas que envolvem as quatro operações.

3º ano
VEJA AS FOTOS DA MOSTRA DAS TURMAS

Em História e Geografia, no Projeto Mata Atlântica, as turmas estudaram sobre os animais, fizeram o levantamento dos animais que conheciam e depois os classificaram. Em dupla, escolheram um dos animais para pesquisar. Foram à biblioteca algumas vezes para verem os livros que teriam as informações que queriam saber. Depois, levaram os livros para a sala e buscaram as respostas para as perguntas que tinham levantado. Após esse momento, deram continuidade à pesquisa no Laboratório de Informática. Lá encontraram a maior parte das respostas para as perguntas e aprenderam a usar ferramentas que propiciaram outras aprendizagens, como: encontrar o arquivo com o trabalho que criaram, copiar e colar uma informação para o editor de texto, usar letra maiúscula, colocar acento, buscar na internet a foto do animal pesquisado para ilustrar o estudo realizado. E fizeram, ainda, uma apresentação muito aprofundada sobre a Grécia.

Os contos renovados fizeram parte do projeto de Língua Portuguesa: você já imaginou os personagens dos contos nos dias atuais? Imaginem o Lobo de férias na Índia, o Chapeuzinho Vermelho no metrô, os porquinhos numa loja de departamentos ou o anão Zangado pulando de paraquedas de um arranha-céu em Dubai? Os alunos deram asas à imaginação. Foram desafiadas a escrever um conto renovado, em que deveriam utilizar aspectos trabalhados em sala, como uso de uma linguagem adequada ao gênero, novas caracterizações dos personagens, diferentes cenários e acontecimentos. Iniciaram esse desafio planejando o que iriam escrever. Depois, a cada etapa da produção de suas histórias, também foram estimuladas a pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita. Escreviam e revisaram, relendo, reescrevendo, acrescentando trechos para que suas histórias ficassem cada vez mais completas, coerentes e interessantes. Além disso, a revisão ortográfica e a pontuação foram trabalhadas, de modo a garantir uma boa compreensão das narrativas. Pensar em algumas regularidades e regras ortográficas, na escrita convencional das palavras de uso frequente e usar corretamente as pontuações já estudadas, foi também uma tarefa constante durante toda a produção textual. As experiências vividas pela turma durante o projeto contribuíram para que as crianças pudessem desenvolvem muitas habilidades importantes e necessárias para que, cada vez mais, leiam e escrevam com prazer, competência, autonomia e senso crítico.

Em Ciências, as turmas participaram da construção de um terrário. Durante a construção, as crianças levantaram hipóteses, questionamentos, reflexões sobre a importância e o objetivo dessa experiência. O que mais incomodou foi o fato de fechar o pote: “Como a planta vai respirar?”, “Como vamos molhar a terra?”. Após muitas dúvidas, a professora Ana Amelia, que trabalha no laboratório da escola, foi mostrando o passo a passo com os materiais, o processo dessa pequena representação do meio natural, onde os seres vivos (nesse caso as plantas e as sementes) podem sobreviver em um recipiente fechado. Diante disso, foram semanas de observações e anotações dessa experiência, que proporcionou curiosidade nos alunos e nas alunas.

 

 

4º ano
VEJA AS FOTOS DA MOSTRA DAS TURMAS

Foram muitas as pesquisas neste semestre, em Ciências, História e Geografia e Língua Portuguesa. Neste último semestre, em História e Geografia, as turmas de 4º ano estudaram sobre a Idade Média. Pesquisaram sobre saúde, educação, família, moradia, escolas e sábios, vestuário, alimentação e cavaleiros e castelos. Durante o estudo, aprenderam que nem todas as crianças tinham direito à educação. Viram também que os castelos, no início, eram usados como defesa e não eram tão confortáveis. Descobriram sobre a Peste Negra, que em meados do século XIV acabou com 1/3 da população na Europa.

Também estudaram sobre como as pessoas viviam na Idade Média. Com esse estudo, perceberam as diversas mudanças entre a vida daquela época e o nosso modo de viver. Para realizar este trabalho, alunos e alunas se dividiram em grupos, selecionaram o tema que gostariam de estudar, fizeram diversas pesquisas e resumos, escolheram os personagens que iriam representar e os materiais que apresentariam. Também desenharam, pintaram e criaram paineis representando cada aspecto da vida nessa época: alimentação, moradia, diversão, trabalho, vestuário, religião, doença e saúde.

Em Língua Portuguesa, alguns projetos que se complementam chamaram a atenção. Um deles, o de poemas: as turmas brincaram com as rimas, versos, palavras e com o que é possível ou impossível comprar, vender ou até trocar. O outro envolveu um grande livro, os elementos que fizeram parte do Troca-Troca desse trimestre e os classificados de um jornal.

O livro “Classificados Poéticos”, de Roseana Murray, é uma mistura do formato tradicional dos classificados de um jornal com a linguagem poética. Depois que o livro foi apresentado para as crianças, alguns poemas foram lidos. Logo os alunos e as alunas perceberam vários detalhes, inclusive que alguns poemas têm rimas e outros não. As crianças também refletiram sobre as diferenças e semelhanças entre os poemas e os classificados de jornal e a função de cada um esses textos. As turmas fizeram seus próprios Classificados Poéticos, com objetos que pertenceram aos personagens dos livros lidos no Troca-Troca: Os Três Mosqueteiros, O Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda, Romeu e Julieta e Robin Hood.

E ainda: depois da leitura do livro “Reforma na natureza”, de Monteiro Lobato, a turma propôs algumas ideias para fazer reformas na… escola! Cada um pensou e criou propostas diferentes para transformar a EDEM, segundo eles, uma escola mais divertida ainda. Depois, juntaram todas essas ideias, criaram várias histórias e fizeram um livro que reuniu toda a produção da turma.

Em Ciências, o 4º ano estudou sobre o Universo e procurou compreender melhor sobre o nosso Sistema Solar. Aprenderam sobre muitos planetas e ficaram impressionados com as características de cada um. Acompanharam através de reportagens, leituras, pesquisas e vídeos a busca incessante dos cientistas por encontrar outro planeta semelhante ao nosso, tarefa que tem se mostrado, até agora, difícil. Este projeto estimulou o prazer de pensar, questionar, observar, pesquisar e da constante busca que nos leva a entender os fenômenos naturais e artificiais que acontecem no Sistema Solar. Para ampliar e aprofundar melhor os estudos, a turma foi dividida em grupos de trabalho e cada grupo se dedicou a pesquisar sobre um tema: fases da Lua, buraco negro, planetas rochosos, planetas gasosos, tecnologia e a possibilidade de vida fora da Terra.

 

 

 

5º ano
VEJA AS FOTOS DA MOSTRA DAS TURMAS

Neste semestre, as turmas de 5º ano desenvolveram jogos de matemática. Para a professora Luiza Peralta, os trabalhos com jogos na sala de aula, como estratégia de ensino de aprendizagem de matemática, são recursos pedagógicos que apresentam excelentes resultados. Os jogos estão diretamente associados ao prazer e ao brincar. Só por estes motivos já se tornam grandes aliados para sistematizar e organizar conteúdos. Além disso, quando jogam nossos alunos se defrontam com situações problema que sempre precisam ser solucionados, desta forma permitem que os alunos desenvolvem diferentes métodos e estrategias para continuar a jogar, estimulando a criatividade num ambiente desafiador e envolvente. Os jogos dão significados aos conteúdos e contribuem para uma aprendizagem compartilhada.

Neste semestre, os jogos abordaram conteúdos matemáticos específicos de frações e decimais.
Os trabalhos propiciaram que as crianças desenvolvessem ainda mais a autonomia e a confiança em suas habilidades matemáticas, pois eram sujeitos ativos de seus conhecimentos e precisavam concretizá-los.

Em ciências, o projeto das turmas foi o corpo humano. Organizado da seguinte forma: pesquisas em grupo e atividades coletivas. As turmas foram divididas em pequenos grupos e cada um deles ficou responsável por um sistema. A pesquisa foi feita nas aulas de informática e com os materiais trazidos pelos alunos e pelas alunas.

Em Língua Portuguesa, as turmas leram livros autobiográficos da Coleção Memória e História, que contam momentos marcantes vividos por seus autores e familiares. Essas leituras serviram para “inspirar” e motivar a escrever as próprias autobiografias.
A confecção dos livros começou em sala de aula, com a escrita à mão dos primeiros capítulos. Depois, os alunos e as alunas foram digitando em casa, enviando por e-mail para a professora Thereza para que ela corrigisse o que fosse preciso. Um detalhe: as capas dos livros foram feitas por cada um! Algumas desenhadas à mão, outras montadas no computador e outras com fotos coladas. As histórias das vidas foram ilustradas com muitas fotos!

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.