Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A mostra das turmas da Educação Infantil foi realizada no sábado, dia 8, com temas maravilhosos e variados. Nossos alunos e nossas alunas mostraram pesquisas ricas, profundas e muito especiais.
Saiba um pouco mais aqui sobre cada uma delas!

 

Grupo 1
Camilla
Passeios e descobertas
VEJA AS FOTOS DA MOSTRA DA TURMA AQUI

Na volta das férias de julho, a professora percebeu que o grupo ficava muito feliz em poder explorar os diferentes espaços da escola, desde o pátio de fora até o Teatro Grego.
As crianças também adoravam compartilhar sobre suas vivências em família e os passeios realizados durante o momento da roda de “chamada” e das novidades.
Após muitas observações e pensando nos pontos de interesse de toda a turma, foi construído o projeto do semestre, permeado pelo tema “Passeios e descobertas.”

No início do projeto, com o auxílio da professora, a turma escolheu fazer um pato para as horas de brincadeira.Todos participaram de todo o processo de construção do pato e foi reutilizada uma bolsa confeccionada no projeto anterior para guardá-lo. Ele foi confeccionado com tecido de algodão cru e pintado com tintas de tecido.
E assim nasceu a atividade “O passeio do pato”: as crianças tiveram a oportunidade de levá-lo para suas casas e explorá-lo com as famílias. Após cada visita, a professora recebeu relatos de como foi essa experiência, o que fizeram juntos, para onde foram passear e as brincadeiras realizadas, entre outros momentos. A experiência deu origem a um caderno contando como foram as vivências dessas visitas.

Grupo 1
Jessica
A bicharada do grupo 1

Em um dia de pátio, o Grupo 1 da professora Jessica recebeu a inesperada visita de micos que ficaram andando de um lado para o outro nos muros e nas árvores. As crianças os mostraram umas para as outras e, depois deste episódio, passaram o semestre à procura dos micos pelos espaços da escola, principalmente nas árvores.
Outros bichos que despertaram o interesse das crianças foram as formigas. Mas os que mais têm aguçado a curiosidade desse Grupo 1 são os pássaros. A brincadeira de correr atrás deles resultou em muitas diversão, gargalhada e interação. Pensando nesse grande interesse pelos animais, nasceu projeto “A bicharada do Grupo 1”.

Grupo 2
Anna Anselmo
Histórias e personagens

Grupo 2
Ana Paula Orlando
Bichos grandes e pequenos
VEJA AS FOTOS DA MOSTRA DA TURMA AQUI

Grupo 2
Regina

Desde o início do semestre essa turma adora cuidar das bonecas e dos amigos: os cuidados estavam presentes entre as crianças em diversas ações do dia a dia.
A turma vivenciou e trocou muitas experiências com diferentes turmas da escola. O gripo pôde descobrir os diferentes cuidados que devempos ter com os bebês, enumeraram os cuidados necessários no trânsito e se divertiram ao seu transformarem em carros com os amigos.
Sabem a importância do cuidado com a natureza, com as plantas e os animais e que é preciso respeitar a natureza e o meio ambiente.

Grupo 3
Ives
Corpo Humano e yoga

O tema “Corpo humano” surgiu a partir das rodas de conversa do Grupo 3, em que as curiosidades sobre como o esqueleto se mexe, por que o coração bate e como se forma o cocô incentivaram as crianças a escolherem esse tema. A yoga foi incluída no projeto após uma tarde agitada, em que a turma se sentou e concentrou para ouvir as respirações. E pensaram que os elementos da yoga poderia ajudar a descobrir muitas coisas sobre o corpo humano.

Com o projeto, a turma pode aprender sobre os aspectos biológicos e emocionais do nosso corpo, ampliando o conhecimento das crianças através das pesquisas, investigações, rodas de conversa, levantamento de hipóteses e vivências corporais. Entre eles, a nossa respiração que enche os pulmões de ar com oxigênio e o caminho que o alimento faz no sistema digestório até virar cocô!

Grupo 3
Marianna
Bombeiro e fogo
Grupo 4
Chandra
Fundo do mar

O mar serenou este semestre na sala da professora Chandra! Entre as pesquisas que mais fizeram sucesso sobre o fundo do mar, as curiosidades sobre a estrela do mar, a “prima” do ouriço do mar”
As crianças ficaram intrigadas, pois as estrelas do mar têm uma característica única do reino animal: elas colocam o estômago para fora do corpo para se alimentar!

Grupo 4
Luciana
Segredos do nosso corpo
VEJA AS FOTOS DA MOSTRA DA TURMA AQUI

Através do voto, a maioria da turma decidiu que neste semestre as pesquisas iriam passar pelo corpo humano com capítulos especiais falando sobre o nascimento dos bebês, coração, esqueleto e o corpo do atleta. Como todo projeto, ele foi sendo modificado e desenvolvido de acordo com os interesses do grupo.
Alguns segredos do nosso corpo foram sendo desvendados e, com isso, uma deliciosa descoberta de inúmeras possibilidades para um corpo que fala, que tem vida e que se manifesta através das atitudes, posturas, alimentação e arte.
Com esse tema tão abrangente, o Grupo 4 descobriu algumas nomenclaturas específicas e a brincadeira de xixi, cocô e pum, virou tema de pesquisa. Hoje eles já sabem os nomes: urina, fezes e gases, assim como os nomes de alguns ossos, órgãos e partes internas do nosso corpo.
Mas o enfoque maior foram as vivências das possibilidades para este corpo. Falar dos sentimentos, brincar com os sentidos e aprimorar e descobrir novas habilidades ganharam um longo espaço nas tardes de pesquisa deste semestre!

Grupo 4
Maíra
Rock assombrado

Na votação para a escolha do projetos do semestre, dois temas apareceram: “Paz, amor e rock” foi o mais votado, mas “Monstros, caveiras, fantasmas e vampiros” era de grande interesse para o restante da turma. Sendo assim, a professora sugeriu ao grupo juntar esses dois temas, já que desde o primeiro semestre o assunto “monstros” apareceu como grande concorrente”.
O grupo se encantou com os diversos monstros e com as brincadeiras lúdicas, adoraram conhecer bandas e ouvir “rock’n’roll”.

Grupo 5
Claudia/ Bruna
Mar profundo

Neste projeto, a turma conheceu as diversas espécies de peixes abissais, suas características e aparência incomum. Aprenderam sobre as águas profundas e suas pecularialidades, descobriram como as ondas se formam e o porquê de o mar ser salgado. Também confeccionaram garrafas de mensagens, uma lula colossal e tartarugas marinhas. Se encantaram pelas histórias de piratas, tesouros e náufragos, exerceram a cidadania, compreenderam a importância de não poluir rios e mares. E receberam a visita de um mergulhador de verdade!
Houve ainda a integração do Grupo 4 da professora Chandra, com o projeto “O mar serenou”, para uma conversa com o professor de ciências Fabiano, do Ensino Fundamental 2. O passeio desse semestre foi à Praia da Urca, em que a turma vivenciou uma experiência única: tocaram em algumas espécies marinhas e se conscientizaram da necessidade de respeitar os animais e seu habitat natural.

Grupo 5
Joana/ Thais
Cine galáxia

A escolha do projeto desse semestre foi, segundo a professora Joana Freire, muito interessante. Os temas que surgiram foram corpo humano, espaço, natureza e cinema. Na votação final, o vencedor foi “cinema”, que ganhou por um voto de diferença do tema “espaço”. No projeto do primeiro semestre, o tema “espaço” também havia ficado em segundo lugar por poucos votos de diferença, mostrando a importância do tema para o grupo. Assim, as professoras sugeriram às crianças que fizessem uma união dos temas vencedores: cinema e espaço. Elas não só concordaram, como imediatamente resolveram que faria, um filme sobre um foguete que vai ao espaço.
A escolha do nome do projeto também foi posta em votação e o ganhador foi “Cinegaláxia”.
A partir daí, a junção dos dois temas foi uma rica experiência: confecção de um ônibus espacial, estudos sobre o sistema solar, buraco negro, estrelas, astronautas, os diferentes gêneros cinematográficos, a complexidade envolvida em fazer um filme…
No fim, a turma criou o seu próprio filme, chamado pelas crianças de “Uma viagem ao espaço”.

Grupo 5
Mariana Roncarati / Verô
Universo
O tema do universo, votado pelas crianças no início do semestre, envolveu muito a todos e despertou muitos interesses das crianças. Buraco negro, nebulosas, cometas, meteoros, planetas, luas, sóis, estrelas… assim eles puderam conhecer um pouco do espaço sideral. Descobriram que existe um som no universo, gravado pela NASA; assistiram a um sol sendo “engolido” por um buraco negro, viram imagens fascinantes de nebulosas.
O passeio ao Planetário foi muito especial e as crianças gostaram especialmente de vivenciar a cápsula de gelo e de assistir ao filme na cúpula.Só se sabe 4% sobre o Universo. Assim, as professoras trouxeram uma boa dose de imaginação e criatividade para o projeto. Os ETs despertaram muita curiosidade nas crianças: afinal, eles existem ou não?Para o projeto, foram utilizados recursos tecnólogico (vídeos, fotos e, inclusive, um óculos de realidade virtual, artísticos e literários.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.