A primeira mostra do semestre da Educação Infantil deu asas à imaginação! Entre os assuntos dos projetos, música e espaço, floresta e fantasias, heróis e até Mitologia Grega. Saiba aqui mais sobre cada uma delas:
GRUPO 1 – Anna Anselmo/Flávia
“Identidade e Música”
A música foi o tema que uniu este grupo: encantou, desde o início do semestre, e fez parte das brincadeiras. Cada uma das crianças, apesar de tão pequenas, foi descobrindo seu corpo como meio para ações, brincadeiras e interações. Nesse processo, as professoras incentivaram o olhar para si, a história pessoal e os gostos de cada um, entre outras muitas descobertas, como perceber e descobrir também os outros, seus pares.
GRUPO 1 – Camila Souza/Deborah/Luciana
“Quem sou eu?” – vertente: música e brinquedos
O projeto teve como foco a descoberta e a construção de identidade de cada criança e do grupo.
Durante o período de adaptação, as professoras observaram que as crianças ficavam curiosas em explorar os brinquedos e os instrumentos apresentados durante a rotina. A caixa de instrumentos musicais, os instrumentos e brinquedos recebidos através das famílias, as explorações na sala e nos espaços em geral tiveram grande importância para a construção de vínculos entre as crianças, a equipe e a escola.
O violão era um dos instrumentos mais disputados entre as crianças: assim surgiu a ideia dos violões, feito com papelão reciclável, técnica de papietagem com jornal e pintura com tinta guache. A turma adorou brincar com os brinquedos da sala e do pátio: bolas, carros, panelinhas e brincadeiras como corridas, esconde-esconde e danças, entre outras.
GRUPO 1 – Rafaela Rodrigues/Giselle
“Pé com Pé”
Neste semestre, as crianças ficaram muito empolgadas em correr, pular, dançar… Bolas, brincadeiras de subir e descer e colocar e tirar sapatos eram atividades muito queridas e requisitadas por elas. Curiosa, a turma buscava novos caminhos para movimentar-se. Pensando em um ponto de interesse em comum, nasceu o projeto: a ideia foi experimentar as muitas sensações e texturas, diferenciar os tamanhos e formatos e explorar as pegadas dos grupos. Em outras palavras, foi um projeto focado nas curiosidades das crianças sobre o corpo, tomando o pé como referência.
GRUPO 2 – Ana Orlando/Rosilene
“Fantasiando”
O projeto da turma surgiu quando as professoras perceberam que as fantasias eram muito queridas por todos do grupo. Ao chegarem na EDEM, as crianças sempre perguntavam: “Pode fantasia agora?”. E assim passavam as tardes fantasiadas: princesas, herois, palhaços, baianas, piratas, índios e o que mais a imaginação permitisse.
Foi um semestre com muitas fantasias confeccionadas na própria escola. Capas, máscaras de lobo mau, narizes de porquinhos, carros, rabos de sereia, asas de borboletas, entre outras. Fizeram até um passeio à CAL (Casa de Artes de Laranjeiras), onde conheceram atores e atrizes e, claro, vestiram as fantasias deles.
GRUPO 2 – Regina/Telma
“Cantando com a bicharada”
O projeto surgiu quando a turma descobriu a possibilidade de brincar com o corpo se transformando em diferentes animais: ao caminharem pela escola, o grupo virava sapo, gato, cachorro, formiga…
A partir daí, muitas descobertas sobre os animais. Compararam as cores, os tamanhos de cada um, o som que eles emitem, o que gostam de comer e como gostam de brincar.
A música fez parte das atividades do semestre: muitas canções tinham relação com os animais e as crianças também desfrutaram de outras que fazem parte das cantigas populares como “A barata diz que tem” e “O cravo e a rosa”, entre outras.
Para a mostra, a turma preparou elefantes (utilizando rolos de papel higiênico), fez pinturas de borboleta com tita guache em base de papel A4 e confeccionaram o rabo do gato, inspirada na história “O rabo do gato”
GRUPO 3 – Maira Galvão/Carminha
“Floresta e Felinos”
Desde o começo do semestre, o grupo mostrou-se encantado com a força dos felinos. As crianças ficaram curiosas com seus dentes, suas garras e a floresta que os cercam. Levantaram algumas hipóteses e perguntas relacionadas ao tema: “Por que eles arranham?”, “Por que o leão fica bravo?”, “O tigre é mais forte do que o leão?”
As professoras, então, partiram em busca de novos aprendizados, iniciando as perguntas em torno desse tema. Conheceram algumas espécies de felinos e suas características, além de aprenderem um pouco sobre o modo de vida deles. A turma também se encantou com a grandeza e a delicadeza da floresta, percebendo seus detalhes, seu cheiro e seu som. E, entre os muitos trabalhos, elaboraram um jogo da memória a partir da escolha dos felinos felinos favoritos da turma, com pintura de CDs com cola colorida.
GRUPO 4 – Ives/Nice
“Bichos selvagens do planeta Terra”
O planeta Terra foi motivo de interesse da turma desde o início do semestre, assim como os bichos. Um dos livros lidos pelo grupo ilustrava o mapa-múndi com a fauna do mundo e o grupo adorou. A partir daí começou a surgir a curiosidade em qual lugar do planeta seus animais preferidos vivem. Assim os temas “Bichos” e “Planeta Terra” se uniram e o projeto recebeu o nome de “Bichos selvagens do Planeta Terra”.
Uma forma de admirar os pássaros e outros animais sem assustá-los é usando binóculos. A turma construiu os dela com material reciclável e colocaram uma “lente” para simular o dia e a outra, a noite. Com jornal e tinta, fizeram os globos terrestres. Pintaram o oceano e depois os seis continentes. Tiveram muitas conversas sobre pássaros presos em gaiola e animais presos em jaulas. Por que prender animais, já que gostamos de ser livres?
GRUPO 4 – Joana/Fernanda
“Super heróis, super heroínas, príncipes e princesas”
Logo no carnaval, as crianças dessa turma mostravam como a temática dos super-heróis as encantava. “Ao longo do primeiro mês de aula, eles solicitavam que a gente pintasse, com lápis apropriado, uma máscara de super heróis ou super heroínas no rosto deles. Entre as sugestões de temas para o projeto do semestre, muitas sugestões apareceram, como animais, corpo humano e monstros. Mas depois de duas rodadas de votação, o tema escolhidos foi sobre super heróis, super heroínas, príncipes e princesas. Mas… príncipes e princesas dos contos de fadas? Super heróis dos desenhos animais? Muito mais do que isso: a turma conheceu um pouco mais da história de super heróis, príncipes e princesas da vida real, como Malala, Médicos sem Fronteiras, Frida Kahlo, Marielle, os bombeiros…. Ao longo do semestre, as crianças leram muitas histórias, ouviram muitas músicas, fizeram um passeio ao castelo do CEAT, em Santa Teresa e até experimentaram uma culinária baseada em dois contos de princesas.
GRUPO 5 – Claudia/Isabel
“Mitologia Grega”
Já nas primeiras semanas de volta às aulas, algumas crianças da turma levaram para compartilhar com os amigos livros sobre a mitologia grega, alguns personagens curiosos que despertaram a atenção do grupo. Sempre que possível, as professoras liam algumas das histórias. As crianças vibraram com a astúcia de Perseu ao enfrentar Medusa e a valentia de Teseu ao lutar contra o Minotauro. Refletiram sobre a Caixa de Pandora (devolvendo para a caixa sentimentos ruins, como por exemplo o medo), reprovaram a ganância de Midas e a arrogância de Narciso, encantaram-se com a história de Perséfone e as estações do ano, entre outras aventuras gregas.
GRUPO 5 – Luciana Véo/Bruna
“Espaço”
Depois de uma votação, o espaço foi o tema escolhido neste semestre pela turma. Alguns mistérios envolvendo a possibilidade de vida além da Terra e a existência de buraco negro que “devora” tudo o que passa por perto mexeu com o imaginário das crianças. O que fez com que eles debruçassem ainda mais sobre este assunto!
As crianças brincaram de andar como um astronauta e “pisaram” na Lua. Como lá não tem vento, suas pegadas estão registradas até hoje: pegadas feitas de argila.
GRUPO 5 – Mariana/Verô
“Arco-íris”
O tema eleito pelas crianças da turma trouxe com ele lendas, histórias e mistérios. O arco-íris inspirou para o trabalho com as artes plásticas e literárias, que favoreceram a criatividade, a imaginação e a estética. Das histórias apresentadas, a que mais despertou interesse nas crianças em relação ao projeto foi a do tesouro no final do arco-íris. Assim, as professoras entraram no universo dos gnomos, tesouros e florestas. As crianças se transformaram em “caçadores de arco-íris” com cristais nas mãos e borrifadores de água, saíram pela EDEM em busca da luz do sol e fizeram muitos arco-íris pela escola.