As turmas da Educação Infantil apresentaram trabalhos belíssimos para encerrar o semestre, na Mostra Pedagógica. Saiba aqui um pouquinho sobre cada projeto

Grupo 1
(professora: Camila
auxiliar: Nice)
Quem Sou Eu? – Brinquedos e Instrumentos Musicais
O projeto “Quem sou eu?” tem como foco a descoberta e a construção de identidade de cada criança e do grupo. Desde o começo do ano, a professora Camila percebeu que as crianças ficavam curiosas em explorar os brinquedos e os instrumentos apresentados durante a nossa rotina. A caixa de instrumentos musicais, os instrumentos e brinquedos recebidos através das famílias, as explorações em sala de aula e nos espaços percorridos tiveram grande importância para a construção de vínculos entre as crianças, a equipe e a escola.

Grupo 1
(professora: Jessica
auxiliar: Gisele)
Quem Sou Eu? – Da Sucata à Arte
Neste primeiro semestre foi possível perceber o grande interesse e interação nos momentos em que as crianças manuseavam materiais recicláveis. Puderam descobrir e explorar as sucatas, sentindo novas texturas e brincando de faz de conta através da imaginação e da criatividade. Outro grande interesse percebido foi o prazer de realizar as propostas das aulas de Artes, em que exploraram e se expressaram através de diferentes tipos de papeis e instrumentos para descobrir novas texturas, cores e técnicas, Assim nasceu o projeto destes primeiros seis meses de Grupo 1: “Da sucata à arte”, integrado ao projeto “Quem sou eu”, com foco na construção da identidade individual e coletiva.

 

MOSTRA DO GRUPO 1 – Fotos: Andrea Testoni e Eduardo Martino

Grupo 2
(professora: Anna Anselmo
auxiliar: Flavia Santos)
Fazenda
O projeto surgiu do interesse, encantamento e brincadeiras do Grupo 2 sobre os bichos de campo, fazendas e sítios. Os brinquedos da sala proporcionaram diversos momentos de criação e construções simbólicas entre as crianças, que imitavam seus sons, construíam casas e partilhavam bons momentos de brincadeira. Neste processo, as crianças vivenciaram brincadeiras corporais, reconheceram sons e imagens dos bichos, músicas sobre o tema, experimentaram sabores nas culinárias e conheceram um pouco mais sobre os bichos e o espaço da fazenda.

Grupo 2
(professora: Ana Orlando
auxiliar: Rosilene)
Literatura

O projeto começou quando a professora percebeu que as crianças tinham muita atenção para as histórias. “Eu acabava de contar a história que tinha planejado, eles não se levantavam da roda e pediam: “Outra!”. Nisso iam cinco, seis histórias e eles sempre muito atentos e interessados. Resolvi embarcar nisso e convidei as famílias para participarem da contação de histórias e a adesão foi incrível: avós, pais, mães, tios, foram momentos muitos legais…”, conta Ana Paula. Segundo a professora, os trabalhos em sala de aula foram feitos de acordo com os livros que ela percebia que a turma se interessavam mais. A professora convidou Lucia Lara, a Lucinha, coordenadora de projetos da escola e contadora de histórias, para contar uma história especial para eles. A turma também cuidou de uma margarida, a partir do livro “A margarida friorenta”; e desenhou bichos que apareceram no livro “Pedro pinguim”, como a raposa, o leão, o jacaré, a borboleta, o leão, o flamingo e a baleia.

 

Grupo 2
(professora: Regina
auxiliar: Prícila)
Cheiros, cores e sabores
Desde o início do ano a professora percebeu o interesse da turma ao brincar com as panelinhas da caixa de brinquedos da sala. O imaginário sempre esteve presente no preparo de bolos, arroz, tapioca e café, entre outros alimentos. A massinha também era transformada em alimentos , momento em que todos compartilhavam os preparos. Assim surgiu o tema do projeto do semestre, que foi relacionado aos alimentos e à culinária.

Segundo a professora, o projeto proporcionou ao Grupo 2 conhecer diferentes utensílios e descobrir também o mundo dos alimentos, em que foi possível conhecer e compartilhar diferentes cores, texturas, cheiros, tamanhos e formas. O grupo teve a oportunidade de descobrir tintas naturais, explorando texturas e cheiros dos diferentes alimentos que foram conhecendo.

 

MOSTRA DO GRUPO 2 – Fotos: Andrea Testoni e Eduardo Martino

 

Grupo 3
(professora: Carolina
auxiliar: Fernanda)
Gigantes de Dinossauros
Desde o início do ano, o grupo demonstrava interesse em assuntos que envolviam os tamanhos. E começaram a estabelecer muitas comparações entre as diversas medidas. “Eu sou menino grande”, “ eu já sou maior” e, assim, o grande fascínio que eles trouxeram diante do tema “Gigantes e dinossauros” acabou virando o tema do projeto da turma. Esses grandalhões passeiam pela imaginação das crianças, causando fascínio e muita curiosidade. Mas quanto um gigante precisa medir para receber esse título? Por que alguns dinossauros eram tão pescoçudos?
Questões como essas nortearam as conversas e pesquisas do grupo e abriram caminhos que contemplaram as diferentes áreas do conhecimento. No último dia de aula, a turma combinou na véspera de fazer o “Sanduíche do Gigante” e as crianças se mobilizaram para levar os ingredientes. Pediram aos responsáveis (não foi bilhete para casa) e, no dia seguinte, estavam animados para a montagem do sanduíche. Compararam o tamanho do pão comum do lanche (mini francês) e o tamanho da baguete.

 

Grupo 3
(professora: Marianna
auxiliar: Miriam)
Dança e Música
Nos momentos de roda para a escolha do projeto, no começo do ano, surgiram várias opções de temas: múmia, sapo, parques, carros, tratores, caminhão, tubarão, dança, tartaruga, música, peixe, entre outros, como Dança e Música. A turma foi fazendo votações e agruparam alguns assuntos, como “Bichos monstruosos”, “Arco-íris” e “Dança e música”, que acabou sendo o tema campeão. A relação entre música e dança apareceu forte nas falas das crianças. E as famílias também participaram da construção do tema, com contribuições através da oficina: “Qual música você gostava de ouvir quando era criança?”. As famílias também colaboraram com  livros, filmes, música, notícia de jornal, Internet, fotos, depoimentos de experiências vividas, entre outras.
Um dos objetivos do projeto era experimentar, sentir, conhecer, organizar e aprender a controlar melhor o corpo, além de conhecer mais sobre os ritmos de músicas, instrumentos, apresentar CDs, vinis, entre outros.

MOSTRA DO GRUPO 3 – Fotos: Andrea Testoni e Eduardo Martino

 

 

Grupo 4
(professora:Chandra
auxiliar: Carminha)
Bichos da África
Que rica essa cultura africana! Neste semestre, a professora Chandra trabalhou, com sua turma, a relação dos animais que vivem na África e fez até uma floresta dos primatas. Confeccionaram cabeças de animais em papel machê a partir das oficinas realizadas em sala de aula por Patricia, avó da aluna Marina. Fizeram desenhos a partir do filme “Kiriku e a feiticeira”. Além disso, os alunos e alunas também produziram máscaras africanas e um mapa do continente africano, em atividade realizada coletivamente.

 

Grupo 4
(professora: Luciana
auxiliar: Fabianne)
Flores
O grupo 4, neste semestre, teve a oportunidade de conhecer algumas espécies de plantas, árvores e flores. Desenharam, cantaram e conheceram alguns artistas que pintavam a natureza, através de observação, principalmente as flores. A turma plantou, falou sobre cuidados e aprenderam que cada flor tem suas características especiais, assim como nós. Pesquisaram as flores pelo mundo e aprenderam que em diversos países elas simbolizam a beleza, a paz e o carinho com o outro. Inventaram flores, ouviram lendas, confeccionaram a Polegarzinha, personagem que nasceu de uma flor. E até se deliciaram com as flores comestíveis. 

Grupo 4
(professora: Maíra
auxiliar: Zayra)
No Mundo dos Dinossauros
O grupo 4 neste semestre estudou os dinossauros e até conheceu algumas espécies de pescoçudos: entre eles, o diplodoco, o braquiossauro, o argentinossauro etc.
As crianças ficaram muito curiosas com o tamanho do pescoço desses bichanos e, após algumas pesquisas, descobriram que o pescoço do braquiossauro media em torno de 10 metros! Fizeram um desenho da silhueta de cada criança para formar um grande pescoço e, assim, tentar visualizar o tamanho real dele. A turma também produziu “ovos” de dinossauros, com bolas de encher, papietagem e pintura.

 

MOSTRA DO GRUPO 4 – Fotos: Andrea Testoni e Eduardo Martino

 

Grupo 5
(professora: Claudia)
professora auxiliar: Mariana)
África Radical
Durante este projeto, a turma teve a oportunidade de desbravar a maioria dos países do continente. Desbravaram a maioria dos países do continente, desenharam padrões africanos de estampas, cantaram e lutaram capoeira, conheceram mulheres de destaque e mudaram de cor com os camaleões! Inventaram deuses africanos e seus poderes, ouviram lindas lendas, confeccionaram colares, abayomis, máscaras de bruxo e incríveis tapetes berbéres. E não para por aí: desfilaram lindos turbantes e chapéus africanos por aí, falaram africanês, conheceram novas palavras e usaram e abusaram da pintura corporal. Mergulharam nesse universo riquíssimo que é a cultura desse continente tão inspirador e poético.

Grupo 5
(professora: Joana
professora auxiliar: Thais Teixeira)
Alimentos do Mundo
No projeto “Alimentos do mundo”, a turma fez receitas do continente europeu, da América do Sul e do continente africano, tentando ampliar o paladar e a experiência alimentar das crianças. Apesar de terem escolhido o nome “Alimentos do mundo”, a curiosidade deles foi muito além: a origem dos alimentos, os tipos de alimentos, a alimentação dos animais, o sistema digestivo… Diante de tantos assuntos, professoras e turma foram misturando ingredientes  buscando saciar um pouco essa sede deles por conhecimento. Entre as descobertas do semestre, o fato de que o tomate faz bem para a saúde, que o inhame, a cenoura e a batata são raízes e que o morango nasce em um arbusto.

Grupo 5
(professoras Rafaela e Suzana)
Cineclube do Grupo 5
O tema do projeto do semestre foi escolhido da seguinte forma: a turma pensou em dois temas de maior interesse e foi assim, com a confecção de uma urna, de um título de eleitor, um comprovante de votação e de muita conversa sobre a importância do voto nas decisões coletivas, que eles legitimaram seus votos. O Grupo 5 passou por um semestre de diversas descobertas: aprenderam sobre a história do cinema, sobre a importância de recursos como o “chroma key” e puderam viver um pouco da prática do cinema, fazendo o próprio filme.

 

MOSTRA DO GRUPO 5 – Fotos: Andrea Testoni e Eduardo Martino

 

DEPOIMENTOS DAS FAMÍLIAS

 

“É impressionante ver que num semestre, num período tão curto, há uma evolução tamanha das crianças. Percebo com todos estes desenhos, nos trabalhos expostos, a gente percebe o carinho dos profissionais e saber que as crianças são muito felizes aqui”.
Carlos Gustavo Lopes da Silva, advogado, pai da Isabel e da Cecilia, do Grupo 2 e da Alice, do 1o ano.

“Achei o projeto super bem realizado, Horácio se envolveu bastante, fez muitas pesquisas sobre o projeto e ficou muito animado com a mostra”
Elodie Bouny, musicista, mãe do Horácio, do Grupo 4

“A mostra pedagógica pra mim é um momento de troca, que a gente só sabe perifericamente, mas poder ver a vivência deles, a troca entre as crianças, como as conversas de casa se transformam em aprendizado pra mim é muito rico”
Paula Martini, comunicóloga, mãe do Arthur, do Grupo 3

“Achei muito interessante o tema e poder criar a cultura nas crianças do que é saudável e o que não é, sem ser radical, mostrar a questão cultural dos alimentos de cada país, além de incentivar crianças a cozinhar”
Gloria dos Anjos, mãe da Alice dos Anjos, do Grupo 5