Esse ano uma das novas atividades do Horário Extensivo da EDEM é a aula de circo, que acontece todas as terças e quintas de manhã, para todas as grupadas: do Grupo 1 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental 1. A procura tem sido grande e a aceitação entre os alunos também. Afinal, o circo é uma atividade que proporciona que as crianças entrem em contato com a diversidade, com técnicas, concentração, treinamento, conhecimento de si e do outro, sociabilização e confiança, além de superação de limites através de espaços criativos.
– Por meio das técnicas, é desenvolvida a necessidade de escutar o outro, a confiança mútua para executar o movimento, a percepção do corpo em um espaço físico. As crianças se deparam com dificuldades de realização e criam a busca de objetivos através da prática. De uma forma lúdica, o circo trabalha questões muito importantes para o desenvolvimento das crianças – explica Marcia Figueiredo, coordenadora do Horário Extensivo.
Para cada grupada, uma proposta. Com as duas grupadas menores, as brincadeiras são mais suaves:
– Com a Grupada 1 (Grupo 1 e Grupo 2) a gente faz pintura de rosto de palhaços, leitura de histórias, cambalhotas e uso do nariz. Tudo de maneira bem lúdica. Já com a Grupada 2 (Grupo 3 e Grupo 4) o circo começa a ser uma grande brincadeira. Aqui nessa fase a gente experimenta dividir os alunos em grupos. Agora eles entendem códigos, a aula tem rendido bastante. Trabalhamos em dupla, eles jogam bolinhas, fazem cambalhotas juntas e a música serve muito para concentrar essa grupada. É o início de um trabalho em movimento.
Já com os maiores, das Grupadas 3 (Grupo 5 e 1º ano do Ensino Fundamental 1) e 4 (2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1), a movimentação fala mais alto:
– A Grupada 3 adora cambalhotas, fazer estrelas, brincar com bolinhas e pratinhos. A imaginação com eles está sempre em alta. No fim da aula a gente faz livre improvisação com personagens. Sempre há uma brincadeira no final da aula, é um momento de improvisação total. Os alunos da Grupada 4 já são os que querem mais desafios e técnicas propriamente ditas. Rolam pratos de equilíbrios com maior propriedade, gostam de acrobacias, já fazem jogos com três bolinhas, são realmente interessados na técnica – explica a professora.
Angelica conta que trabalhas as referências circenses em materiais didáticos, como livros e xeroxes de mandalas de personagens de circo.
– Isso amplia o universo circense na cabeça deles. As mandalas trabalham concentração e auto-conhecimento. Tem sido uma experiência muito enriquecedora trabalhar com tantas faixas etárias diferentes, mas que se complementam.