Novidade! O site Jogos de Matemática, criado há quatro anos pela professora Luiza Peralta e que antes era experimental, agora tem domínio próprio e algumas novidades. A ideia da curadoria foi concentrar um lugar em que as crianças e os jovens possam exercitar a matemática de uma maneira interessada.

– Essa geração gosta de tecnologia, então a ideia do site foi essa, quando pensei em fazer essa curadoria: criar um lugar em que eles aprendam de uma maneira divertida. Tem cálculo mental de adição, para os mais novos; mas também tem cálculos de frações, decimais, múltiplos e divisores. Ou seja, jogos para todas as fases – explica ela.

Luiza fez uma seleção de jogos que estão na internet e que, segundo ela, não são bobos.

– São jogos ótimos, desafiadores, que trabalham o cálculo mental, a memória lúdica e, de uma maneira leve, as crianças trabalham a sistematização do pensamento lógico. Assim faz mais sentido pra elas, que ficam mais motivadas. A escola do século 21 traz essas ferramentas digitais para a gente poder incorporar na prática. As crianças vivem nesse mundo, então é fundamental usar a tecnologia como aliada – defende a professora.