Nesta última segunda-feira, as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Médio começaram os itinerários formativos e projetos de extensão, uma parte flexível do currículo do segmento. Na EDEM, além de integrarem componentes curriculares (conteúdos das disciplinas, procedimentos e atitudes), os itinerários têm como referência os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Assim, o itinerário Memória e Construção, com a professora Vanessa Fraguas, por exemplo, trabalha conteúdos de História articulados com os ODS Redução das Desigualdades e Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Já o itinerário Produção de Alimentos é desenvolvido pelo professor Carlinhos e está ligado à disciplina de Química e aos ODS Fome Zero e Agricultura Sustentável e Consumo e Produção Responsáveis. Segurança Sanitária e Saúde é um itinerário desenvolvido pela professora Aline Machado, de Biologia, e está relacionado aos ODS Saúde e Bem-Estar e Água Potável e Saneamento.
Os Projetos de Extensão são outro tipo de trabalho diferenciado proposto para as turmas de 1º e 2º anos. Estão voltados para a pesquisa científica, o conhecimento técnico e o mundo do trabalho. Para o 1º ano, as opções para estes itinerários são a pesquisa na área de Saúde Coletiva e o SUS, com Andreza Rodrigues, e a oficina de Inteligência Artificial, com Emilio Vital Brazil, ex-aluno da EDEM. Para o 2º ano, as opções são as oficinas de Doc Cine Circuito, com Evângelo Gasos, e Artivismo, com Laura Castro.
A oficina de Inteligência Artificial está sendo desenvolvida na EDEM pela primeira vez este ano e um dos objetivos é apresentar a IA como tecnologia já incorporada ao nosso cotidiano.
– É necessário entender e criticar os usos das tecnologias focando em questões éticas e sociais. Ensinar inteligência artificial para jovens é primordial, já que a inteligência artificial está se tornando cada vez mais prevalente no nosso cotidiano. É importante que as próximas gerações estejam preparadas para lidar com esse tipo de tecnologia – defende Emilio.