A Oficina de Documentário do Ensino Médio, que existe há quatro anos na EDEM e que tem a orientação do professor Evângelo Gasos, tem rendido belos resultados: na semana passada, os dois grupos do 2º ano apresentaram seus trabalhos finais, ao fim de um ano de produção. E hoje, às 18h, no Odeon, o documentário “Henrique do Povo” (2018) participa como finalista da cerimônia de premiação do  I Festival Beta-Prêmio ESPM de Audiovisual Universitário; o documentário, que foi produzido no ano passado por alunos que estão hoje no 3º ano do Ensino Médio, está concorrendo como “Melhor Filme de Ensino Médio”. E é um falso documentário: conta a história fictícia de um candidato a governador.

– Foi uma grata surpresa saber que o filme está como um dos finalistas. Ganhando ou perdendo, é uma experiência incrível para estes jovens, que participam das oficinas de documentário quando est]ao no 2º ano do Ensino Médio – conta Evângelo.

Para ele, foi incrível orientar o grupo no processo de produção de um falso documentário:

– A cada ano que passa, fico mais encantado com esse trabalho na EDEM. Sinto que vamos aprimorando um pouco mais a cada turma que conheço, mas as ideias deles e as questões temáticas, desde 2016, são sempre muito boas, porque eles são muito criativos. Fiquei muito satisfeito com a parte conceitual deles, que desenharam todos os processos e fizeram toda a parte de pré-produção, inclusive entrando em contato com os entrevistados.

O orientador, que dá aula em universidade, percebe que o processo de construção com os adolescentes é muito diferente:

– Enquanto na universidade nossas produções têm a duração de seis meses, com as turmas de ensino médio precisamos de um ano, precisamos de mais tempo. Fui entendendo melhor como distribuir as etapas desse processo ao longo desses anos na EDEM e agora estou bem satisfeito com as etapas. Coordeno um laboratório de audiovisual na faculdade que leciono e estou com muitos planos para a oficina do ano que vem, quero aproximar o contato dos alunos da EDEM por lá. Estamos muito animados para 2020!

 

Veja aqui o teaser produzido pela turma para inscrever “Henrique do Povo”, de 2018.

 

Agora em 2019, os documentários produzidos foram sobre bruxaria e torcidas organizadas: