Dois anos: esse foi o tempo da bananeira plantada na EDEM em 2017 dar o seu primeiro cacho. E que cacho e-nor-me! Na semana passada, foi a hora de retirá-lo, ainda verde, para que pudesse amadurecer no refeitório da Educação Infantil.
Como as bananas ficaram amarelinhas muito rapidamente, por causa do fim de semana mais quente, não deu nem tempo de fazer nem biomassa, bolo ou doce. As crianças, que viram o cacho ainda verde, hoje lancharam… frutas, entre elas banana, com granola. Os professores contaram para as turmas da Educação Infantil um pouco do processo da horta para o refeitório, o tempo de amadurecimento e que, sim, elas estavam lanchando uma banana que não foi comprada: estava na bananeira da escola!
Lucas Almeida Braga Moulton, cientista ambiental e biólogo que cuida da horta da EDEM, conta que há três bananeiras no momento na EDEM:
– A bananeira que deu o cacho era chamada de mãe, mas agora, depois do cacho, a gente a chama de avó. A bananeira que era filha virou mãe e apareceu uma menorzinha, que é a que chamamos de filha. Elas crescem e se fortalecem juntas. Pelo jeito, virão muitos outros cachos em breve!