Hoje, dia 5 de junho, é Dia Mundial do Meio Ambiente. E vocês já devem ter visto na Internet imagens chocantes de animais mortos por sufocamento ou ingestão de plástico. Também devem ter se espantado com vídeos que mostram enormes quantidades de garrafas e embalagens boiando na superfície de grandes extensões dos mares.
Essas são apenas algumas amostras de como o plástico se tornou um problema mundial de grandes proporções. Invenção que trouxe grandes benefícios à sociedade, o plástico acabou se tornando um desastre ambiental mundial. Um estudo da WWF mostra que mais de 104 milhões de toneladas de plástico irão poluir nossos ecossistemas até 2030. A cada ano, cerca de 10 milhões de toneladas chegam aos oceanos o que significa que, em 2050, teremos mais plástico do que peixes no mar. Atenta a todas estas questões, a EDEM está lançando a campanha “Chega de plástico”, uma iniciativa da direção e da equipe de educação ambiental da escola.
O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com mais de 11 milhões de toneladas. Menos de 2% desse total são efetivamente reciclados. A queima de plástico pode liberar gases tóxicos, o descarte ao ar livre polui rios e outros corpos d’água e há ainda o micro e o nanoplásticos que contaminam os solos e a água e vêm sendo consumidos por humanos via ingestão de sal e frutos do mar. E este é um problema que veio pra ficar: o plástico demora cerca de 400 anos para se decompor.
A poluição por plástico já gera mais de US$ 8 bilhões de prejuízo à economia global, segundo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Os setores mais afetados são os pesqueiros, comércio marítimo e turismo. Isso sem falar nos danos à fauna e flora e à saúde humana. É importante lembrar que quase 60% do oxigênio da Terra vêm dos oceanos cada vez mais “sufocados” pelo plástico.
É preciso mudar a cadeia de produção industrial do plástico, legislar e fiscalizar o descarte desse material, além de criar políticas sólidas de reciclagem. Preocupada com essas questões, a EDEM quer convidar todos vocês a praticar o consumo consciente de plástico e ajudar a resolver esse problema que só aumenta. Pequenas atitudes e mudanças de alguns hábitos podem dar uma força e tanto! Aí vão algumas dicas:
– repense o que você consome e verificar se é possível substituir o plástico por outros materiais
aos poucos;
– adote as sacolas retornáveis;
– dê preferência à compra de produtos com o mínimo de embalagens plásticas. Passe a pensar
na possibilidade de consumir a granel usando saquinhos de pano no lugar dos de plástico;
– substitua gradativamente os potes de plástico por de vidro ou materiais biodegradáveis. E
havendo necessidade do plástico, verifique a possibilidade de reutilizá-lo;
– evite também comprar água e outros líquidos em embalagem plástica. Leve sempre com você
e deixa na mochila do seu filho uma garrafinha reutilizável;
– nas festinhas de aniversário em casa ou na escola, evite copos, garfos e pratos descartáveis de
plástico. Dê preferência para os de papelão. E se a festa for de adulto, tente o uso de louça e
talheres convencionais, se o local permitir;
– no mercado, prefira sempre as embalagens de papel, papelão, alumínio e vidro, mais fáceis de
serem recicladas;
– se precisou consumir, é importante sempre tentar descartar em locais apropriados, onde o
plástico será levado para a reciclagem.
Comece pelo mais simples e que afete menos a sua rotina. O importante é criar o hábito de
pensar sobre o consumo do plástico e o descarte desse material. Vamos juntos encarar esse
desafio?
Saiba mais aqui sobre iniciativas bem legais sobre esse assunto: