Chegadas, partidas, etapas concluídas… Muita, muita emoção na semana passada, com as formaturas das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental 2 e do 3º ano do Ensino Médio. A cerimônia do 9º ano foi uma espécie de rito de passagem de um segmento (Fundamental 2) para outro (Ensino Médio), enquanto a do 3º foi uma despedida oficial de alunos e alunas que estão na EDEM desde o Grupo 1 da Educação Infantil.

Presente nas duas celebrações, a diretora Judy Galper falou para as turmas de Ensino Fundamental 2.

– Talvez vocês nem tenham a clareza do quanto realizaram e do quão importante é esse momento. Como eram vocês no 6º ano e como são agora? Faltam apenas três anos para o fim da vida escolar. Num instante estarão naquela fase que chamamos de jovens adultos. São anos de mudança, de se ver como pessoas, construir suas identidades. Aproveitem! – disse ela, na mesa composta ainda pela assistente de coordenação, Ana Regina Ferraz, e pelas coordenadora e psicóloga do segmento, Marcelle Deslandes e Claudia Travassos. Os professores homenageados pelas duas turmas foram Vanessa Fraguas (homenageada pelas duas turmas), João Paulo Rangel e Wellen Lyrio

Já a turma do 3º ano, como a própria diretora destacou em seu discurso, vai ficar conhecida para sempre como a turma do cinquentenário da EDEM – e alunos e alunas ganharam até um diploma especial por isso, além do diploma oficial. Na mesa da cerimônia, ao lado de Judy, estavam o coordenador e a psicológa do segmento, Wanderley Quêdo e Cybele Gurgel. Os paraninfos escolhidos pelas duas turmas foram Marcelo Miranda, Fabiano Lins, Wilson Rodrigues e Silvana Leone. Todos com discursos muito emocionados, arrancando aplausos (e, sim, lágrimas!). Um deles foi o do professor Marcelo Spolidoro:

– Professor é muito mais do que aquele que cumpre protocolo, que tem títulos ou produção científica. Porque é possível ser tudo isso sem ser professor. Professor é aquele que precisa da alegria do aluno. E com certeza eu me senti esse tipo de professor durante esse ano com vocês. Esse amor na relação aluno-professor deve permitir que nós, tradicionalmente, saiamos dessa cena nesse momento e deixemos que vocês sigam, preparados que estão, para vivenciar uma nova etapa de vida. Levem os ensinamentos daqui de dentro, para que o mundo possa lá fora, de pouco a pouco, melhorar, sem medo do que está posto atualmente. Eu confio em vocês e sei que farão a diferença – disse Marcelo.

 

Veja aqui alguns momentos da formatura do 9º ano:
Crédito: Andrea Testoni

Veja aqui alguns momentos da formatura do 3º ano do Ensino Médio:
Crédito: Andrea Testoni