Um sistema operacional em que é possível a construção de diferentes tipos de robôs. A ferramenta Arduíno foi o tema da oficina ministrada por Eduardo Martino e Thiago Bastos e realizada recentemente pelo LabTEC da EDEM. A ideia foi mostrar às alunas e aos alunos de 7º, 8º e 9º anos as possibilidades para projetar e construir mecanismos – além de possibilidades de aprender robótica de forma autônoma, através de Cultura Maker: fazendo, projetando, programando, construindo conhecimentos.
Na opinião de Thiago, foi uma experiência interessante poder mostrar isso para os pré-adolescentes e adolescentes.
– Foi muito bom mostrar para eles como funciona esse mundo da automação e da programação. Pudemos dar um pontapé inicial de como há essa possibilidade, usando programação e códigos – diz ele.
Para Eduardo, foi uma ótima iniciativa piloto poder trazer essa realidade dos hardwares para dentro da escola.
– O Arduíno é um dispositivo interessante, pertinente e poderoso para construções artísticas, inclusive. Não somente soluções de engenharia, mas também instalações artísticas, bem criativas. Meu desejo foi nesse sentido, mostrar para os jovens como pode ser inspirador ter acesso a esse tipo de ferramenta, para fazer o que quiser – diz Eduardo.