Uma confraternização cheia de afeto, apesar da distância: foi assim o encontro da equipe pedagógica do Ensino Médio da EDEM com as alunas e os alunos do 3º ano, que se despedem da escola neste 2020.

Na impossibilidade de uma Colação de Grau presencial – que está prevista para março de 2021 – a equipe pedagógica substituiu sua reunião semanal de segmento, na semana passada, para se reunir com a turma de formandos do 3º ano e fazer sua despedida, neste ano letivo. Entre lágrimas, sorrisos e muita emoção de ambos os lados, estudantes e equipe falaram da trajetória deste grupo, que têm alunas e alunos na EDEM desde a Educação Infantil, entre outros que chegaram no caminho.

A turma demonstrou um amor incondicional à escola e sua importância em suas vidas.

Veja aqui o texto assinado pela equipe do Ensino Médio sobre essa despedida:

“Foi unânime o reconhecimento por parte das alunas e dos alunos sobre a condução correta da escola neste ano ingrato, ensinando e inspirando para além do vestibular. O que confirma nossa proposta de uma educação para vida com ética e valores consolidados. A superação das adversidades, o reconhecimento do esforço da equipe e da dedicação dos alunos foi a tônica dos depoimentos. Os alunos demonstraram um amor incondicional à escola, sua importância em suas vidas, expressando como estão levando dentro de si, uma parte imensa da escola e de cada profissional com quem conviveram nesses anos escolares.

Apesar das incertezas que o mundo apresenta para o futuro próximo, todas e todos sentem-se fortalecidos e preparados para enfrentar estes desafios. Muitos já aprovados – e até matriculados – em vestibulares constataram a qualidade acadêmica do trabalho desenvolvido, mesmo na plataforma remota. E deram seus depoimentos de agradecimento e reconhecimento por todo aprendizado adquirido.

Como analogia e referência cultural, a Equipe do Ensino Médio ofereceu ao grupo a canção “Txaí”, de Milton Nascimento. A palavra de originária da nação Kaxinawá, do Acre, significa “mais que amigo, mais que irmão, a metade de mim que existe em você, é a metade de você que habita em mim”. Sintetizando o sentimento de partilha e de cumplicidade com nossas alunas e nossos alunos, que agora partem para o mundo adulto.

A elas, a eles e a suas famílias, nosso afeto e confiança na capacidade e força de enfrentamento que terão neste mundo de incertezas que se apresenta.

Abraços,
Equipe Ensino Médio”