Mostrar e trabalhar uma aplicação prática da Matemática no dia a dia. Esse foi o objetivo da professora Cintia Barboza no trabalho sobre Economia que ela desenvolveu com o 1º ano do Ensino Médio, neste último trimestre de 2022.
– Pensei em como associar a Matemática com a Economia, nas palavras que aparecem no nosso cotidiano e que escutamos todos os dias: inflação, balança comercial, desemprego, IDH, comércio exterior, PIB, distribuição de renda. Foi assim, trabalhando estes conceitos, que começamos a fazer o trabalho. Alguns grupos fizeram gráficos, outros fizeram vídeos e postaram no YouTube e, ainda, alguns fizeram apresentações formais, no PowerPoint – conta a professora, que anualmente desenvolve este trabalho com o Ensino Médio, mas ficou feliz por poder, agora em 2022, estar presencialmente com a turma.
Segundo ela, os alunos e as alunas adoram: além de terem uma facilidade de encontrar material na internet, eles realmente se envolvem com a apresentação dos trabalhos e se apropriam dos termos econômicos.