Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Duas noites de celebração repletas de emoção. Na última quinta-feira, aconteceu o primeiro evento presencial na EDEM desde dezembro de 2019: a formatura do 9º ano do Ensino Fundamental 2. Já na sexta, foi a vez da formatura do 3º ano do Ensino Médio. Nas duas vezes, faltaram os abraços apertados, mas sobraram lágrimas, sorrisos e discursos emocionados.

A diretora Judy Galper abriu a formatura do 9º ano e frisou três palavras em seu discurso: saber, sentir e sabor:

– O saber, que envolve tudo o que a gente aprende, não tem relação só com o o intelecto, mas também com os sentidos. Saber envolve emoção, sentimento. Já o sentir é formar amizades, poder dar abraços, é essa emoção por um grupo que convive. O sabor, por sua vez, tem a ver com prazer, no sentido de ser prazeroso, de ser divertida essa convivência. Sei que vocês têm muitas lutas pela frente, mas elas não precisam sisudas nem carrancudas; espero que vocês continuem seus caminhos com muito saber, muito sentir e muito sabor.

Ao lado de Judy, na mesa, a coordenadora pedagógica e a psicóloga do segmento, Marcelle Deslandes e Claudia Travassos. A professora Vera Ribeiro (História) e os professores João Paulo Rangel (Geografia) e Rodrigo Gonçalves (Ciências), que deram aula para a turma em 2018 e 2019 (6º e 7º anos) foram os homenageados pela turma e fizeram discursos emocionados e divertidos.

– Houve empate na votação, com três escolhidos. Costumamos escolher dois mas nesse ano tão atípico decidimos que não tinha sentido ficar ninguém de fora. E assim Vera, Rodrigo e João foram os escolhidos. O mesmo ocorreu com os oradores da turma: Angelina, Aurora e Diego – conta Claudia Travassos, emocionada.

No dia seguinte foi a vez da formatura da turma que se despede da EDEM, rumo à vida universitária: o 3º ano do Ensino Médio: o famoso terceirão. Na mesa, ao lado de Judy Galper, estavam Wanderley Quêdo e Cybele Gurgel, coordenador e psicóloga do segmento. Maria Luiza Selonk e Tomás Werneck, que estudam na escola desde a Educação Infantil, foram os oradores da turma.

– Sou muito grata por estar me formando com pessoas que nós conhecemos desde dos nossos 5 anos, 7 anos. E  também com as amizades mais recentes. Todas foram muito essenciais para formar essa turma. Espero ainda trombar com vocês nessa vida, sei que alguns vão continuar pertinho, mas quem for pra longe ( e tem gente que vai pra muito longe) continue sendo muito feliz e conquistando o mundo todo. Não acredito que essa pandemia aconteceu por um motivo, que é sei lá um presságio. Tudo que eu e todos nós queríamos era ter vivido essas experiências plenamente. Entretanto, ela foi central na nossa constituição e nos preparou para continuar aprendendo nas universidades, ruas e palcos da vida. Ainda tem muita trajetória pela frente – disse Maria Luiza.

Entre os paraninfos, José Manoel (História) e Marcelo Cerqueira (Matemática), conhecido como Marcelão – este último, emocionado, citou Clarice Lispector em seu discurso. E disse que iria sentir saudades da turma. Entre os funcionários homenageados, a professora de Biologia, Aline Machado; o professor de Geografia, Wilson Rodrigues; a assistente de coordenação, Pâmella Souza; e o inspetor Carlos Henrique de Araújo Lopes, o Carlinhos.

Veja aqui todas as fotos das duas noites!

Crédito: Andréa Testoni

Formatura do 9º ano do Ensino Fundamental 2 – 9/12/2021

Formatura do 3º ano do Ensino Médio – 10/12/2021

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.