Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As turmas de 1o ano do Ensino Médio se reuniram hoje para o primeiro encontro sobre os Projetos de Pesquisa, um trabalho que dura até o final do ano. Alunos e alunas ouviram os orientadores Judy Galper, Rico Cavalcanti e Rafael Maul sobre a dinâmica do trabalho. A ideia é começar a praticar o hábito de pesquisar, com temas livres e escolhidos pelos próprios alunos. Dependendo do tema, o orientador muda: Rico é responsável pelas áreas de arte, cultura e comunicação; Judy fica com ciências da natureza, matemática e psicologia; já Rafael orienta quando os assuntos escolhidos tiverem relação com sociedade e história e ciências humanas.

– A gente indica que os grupos tenham entre três e cinco alunos, para que a troca seja rica. Ao final do ano, depois de todo o trabalho de pesquisa, eles entregam uma monografia e apresentam o trabalho – conta Rico.

Para Judy, o diferencial desta atividade é que os alunos, ainda no Ensino Médio, têm contato com o que vai ser abordado com mais profundidade no Ensino Superior.

– A disciplina “Introdução à pesquisa” faz parte do primeiro ano das universidades. A diferença aqui na EDEM é que a gente tem um procedimento voltado e organizado para o adolescente, com uma metodologia própria e bem montada. Toda uma preocupação para que o que for apresentado seja bem embasado. O importante aqui é que os alunos aprendam, a longo prazo, a adquirir um método para trabalhar. O tema é o de menos, o que vale e é mais importante mesmo é a metodologia – defende Judy.

Para Rafael, não é à toa que o trabalho de pesquisa aconteça em grupo.

– A ideia é valorizar o bônus de trabalhar e trocar juntos, coletivamente. Afinal, a pesquisa é uma construção.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.