“Arte, adolescência e pandemia”, “Modernismo e resistência”, “Desvalorização dos músicos” e “A indústria da moda no Brasil” foram alguns dos temas dos projetos de pesquisa apresentados pelo 1º ano do Ensino Médio da EDEM.
Além dos projetos, o 2º ano apresentou, na Oficina de Documentário, com a orientação de Evângelo Gasos, “Globalização e futebol”, uma investigação sobre o futebol como drama social, rede de solidariedade e os efeitos da globalização sobre este esporte; e “Le petit monde du Grand Auguste”, um falso documentário sobre as questões da adolescência. Já na Oficina de Artivismo, com a orientação de Laura Castro, o grupo fez uma performance de arte e luta, com depoimentos e música anti-racista, anti-LGBTfobia, anti-sexista e pela esperança.
– O conteúdo dos trabalhos apresentados estava excelente. Mas, mais do que o conteúdo em si, o grande ganho das Oficinas e projetos de pesquisa foi a retomada do presencial e do aprendizado destes jovens poderem expressar publicamente, suas ideias, após a quebra do isolamento da pandemia – defende Wanderley Quêdo, coordenador do Ensino Médio.