Programação no computador que passa para um robô, através de um cabo? Sim! Foi o que a professora Juliana Lacerda, da Adoro Robótica, desenvolveu com as turmas do Ensino Fundamental 2: esteve na EDEM o robô Édson, que trabalha com a metodologia STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics – ou melhor, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português), aplicada também dentro da robótica educacional.
– Nestas aulas, pudemos trabalhar com a lógica computacional e com o raciocínio lógico. E, ainda, com alguns sensores que fazem a leitura de código de barras. Esse código faz com que o robô execute alguns movimentos diferentes, como seguir a luz de uma lanterna, um caminho feito com uma linha preta… Com o objetivo, também, de evitar obstáculos. E ele é programável – explica Juliana.
Funciona assim: há um computador em uma plataforma que é ligada ao robô. Alunas e alunos programam e enviam essa programação por um cabo, parecido com o cabo de um fone de ouvido.
– Essa programação é transmitida através de som pro robô. De acordo com o que as turmas programaram, o robô executa movimentos e os sensores fazem a leitura. Foi uma atividade que envolveu alunas e alunos do 6º ao 9º anos – conta a professora.