Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Ecologia: como inserir os conceitos desse assunto em sala de aula? O professor de ciências Rodrigo Gonçalves teve uma ideia pra abordar o tema com os alunos desde o início do ano. Nas aulas de informática, as turmas prepararam apresentações para mostrar aos colegas de turma.

– Tudo começou com o filme “Microcosmos”. Os alunos ficaram muito animados em aprender dinâmicas de animais na natureza, até mesmo entre abelhas e formigas, por exemplo. Dividimos as turmas em oito grupos, de acordo com a área de interesse e das curiosidades que eles tinham sobre estas relações ecológicas. Eles foram para a informática, onde pudemos conversar sobre sites confiáveis e sobre o que é pesquisar. Já nessa fase, em seus trabalhos, eles procuraram responder perguntas para as tais curiosidades que eram demandas deles próprios – lembra o professor.

Foi assim, de maneira natural e nada tradicional, que as turmas começaram a estudar as relações ecológicas: pelo menos as seis básicas.

– Não foi tradicional porque fizemos um caminho diferente. Em vez de eu avisar: “olha, vamos estudar comensalismo hoje!”, as turmas primeiro pesquisavam o que eram essas relações ecológicas para então só depois construir esse conceito do comensalismo, por exemplo e apresentar o resultado para a turma. Aí sim, já em sala de aula, com a turma toda participando, deram o nome para a relação. Ou seja, primeiro fizemos as análises das relações ecológicas e só então depois chegamos no conteúdo, com uma discussão mais consistente. Fiquei muito orgulhoso dos trabalhos e dos debates em sala de aula – conta o professor, muito animado e feliz com o resultado das atividades e das apresentações dos alunos.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.