Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Melhorar a racionalização (lógica), estimular a criatividade, instigar o raciocínio dedutivo, ajudar na organização de informações e desenvolver a capacidade de formalizar problemas. Estes são alguns dos objetivos das aulas de Matemática Criativa, novidade esse ano na escola, para as turmas de 9º ano do Ensino Fundamental 2. O professor é o matemático Emilio Vital Brazil, ex-aluno da escola e mestre e doutor em matemática.

A ideia das aulas surgiu após uma conversa de Emilio com Judy Galper, diretora da EDEM: ambos tinham o desejo de mostrar às alunas e aos alunos que a matemática pode ser vista de outra forma.

– A gente tem uma cobrança da sociedade para fazer provas, ser capaz de saber as fórmulas e saber aplicar a matemática. Aprender números negativos, operar com fração, operar com porcentagem, operar e resolver equações algébricas… tudo isso é muito operacional, pouco abstrato.  Mas a matemática é toda formada sobre a questão do raciocínio humano, porque ela parte da observação, a observação se transforma em hipóteses e essas hipóteses é que constroem todo o pensamento matemático. É uma coisa filosófica. E eu sinto a falta dessa visão no ensino matemático formal das escolas. A proposta da aula de Matemática Criativa aqui na EDEM é justamente essa: reconhecer esse raciocínio humano, essa forma de pensar, essa construção.

E o que é trabalhado nessas aulas? Emilio explica:

– Mostro a esses jovens que a matemática, mais do que uma simples ferramenta, ajuda a sua forma de pensar. Apresento problemas de maneiras diferentes para tentar resolvê-los de forma lógica com eles. A proposta é que eles comecem a ter pensamentos sobre problemas em geral e nas aulas traduzam isso em matemática – explica ele.

Um dos primeiros problemas que Emilio apresenta para as turmas é o princípio da casa de pombos.

– Se você tem mais pombos do que casas, você pode garantir que pelo menos uma casa vai ter mais de um pombo. Este é um principio matemático (o princípio das casas dos pombos) que, apesar de ser simples, é de grande utilidade. A partir dessa ideia de fácil entendimento, apresento problemas que podemos usar argumentos simples como este para encontrar respostas. Aos poucos, a gente vai avançando na discussão das soluções, porque os problemas não são óbvios. Outra atividade muito legal que já trabalhamos em sala de aula foi o conceito de diâmetro. Normalmente quando se pensa em diâmetro, vem a ideia de um círculo. Eu mostro que esse conceito pode ser expandido para formas que podem ter a mesma função de uma roda, mas não são um círculo. A matemática é muito rica, cheia de possibilidades e estou muito feliz por trazê-las para a EDEM – comemora Emilio.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.