Criar jogos de tabuleiro sobre a Idade Média: esta foi a proposta da professora Vera Ribeiro, de história, para a turma do 7º ano do Ensino Fundamental 2. Para ela, depois de dois anos de isolamento, em casa, os trabalhos em grupo são uma forma muito importante de integrar alunas e alunos.
– É claro que o conteúdo e a aprendizagem continuam sendo muito importantes, mas o objetivo principal, especificamente com essa proposta dos jogos, foi trazer os alunos para o presencial de uma forma bacana. Como o 7º ano está estudando a Idade Média, o tema dos jogos foi esse. De início, pensei em um jogo usando a tecnologia. Depois, achei que seria melhor uma proposta diferente: fazer com que a turma pudesse sentar na mesa com os amigos, criar regras e cartas para o jogo do tabuleiro. E com isso, claro, sair um pouquinho dos eletrônicos, que foram tão utilizados neste tempo de isolamento – explica Vera.
Num primeiro tempo, os jogos foram criados em sala de aula. Depois, de forma não obrigatória, a professora deixou livre a possibilidade de os grupos, já divididos, se encontrarem fora da escola.
– E o mais legal é que todos fizeram isso e trouxeram histórias muito interessantes de integração. Eles estavam com saudades disso. Os jogos ficaram muito bem feitos e criativos. Tanto que, depois da semana de provas, a turma do 7º ano vai apresentar os jogos para o 6º, numa manhã de convivência.
Veja algumas fotos do processo de confecção de jogos aqui!