Uma dobradinha que deu certo: as aulas de Comunicação Visual e de Informática do 8º ano do Ensino Fundamental 2 tiveram, neste trimestre, a participação de Ana Fucs, ex-aluna da escola e especialista na área de design gráfico.

Ao lado de Cristina Simões, professora de Comunicação Visual, Ana desenvolveu uma atividade sobre logomarcas e produtos. O objetivo principal foi proporcionar às turmas as condições e os meios para desenvolverem sua criatividade, ampliando o olhar crítico e estético, mostrando como o design gráfico é a área de conhecimento que trabalha com a formação de identidade de produtos, em diversos aspectos. E que se une à publicidade, área que nutre o consumo.

–  Trabalhamos em cima de alguns exercícios que achamos importantes para o entendimento da disciplina, como a construção de uma identidade visual. Trouxe algumas referências interessantes de uso de tecnologia no design para estimular a criatividade dos alunos e partimos para aulas práticas com o uso de um software vetorial, o Inkscape. Cris e eu discutimos o cronograma das aulas considerando minhas ideias do uso da tecnologia. A turma rapidamente mostrou intimidade com o computador. Achei impressionante como, em poucas aulas, eles conseguiram absorver diferentes funcionalidades e operações vetoriais – conta Ana.

Consumismo desenfreado

Cristina conta que um importante ponto trabalhado foi fazê-los refletir a respeito de como o surgimento da indústria (e seus produtos) tornou necessária essa comunicação visual direta com o consumidor. Um dos pontos trabalhados foi a obsolescência tanto de alguns produtos, suas imagens e logomarcas, além de observar que há uma indústria cultural e um consumismo desenfreado:

– As aulas foram dadas em sala e no laboratório e as turmas fizeram esboços a lápis e estudos no computador, para depois desenvolverem uma logomarca, usando suas iniciais. A partir daí, quisemos despertar uma consciência crítica dos alunos quanto ao consumo atrelado às marcas. Foram dadas aulas teóricas com a análise de imagens de logos conhecidas deles. Eles conheceram um pouco da história de criação de algumas marcas e de como designers gráficos trabalham desenvolvendo seus produtos.