Um dos destaques da programação do evento “FUTURO PRESENTE: Viver a Escola Juntos” foi a Oficina de Cinema Imersivo 🎞️ A atividade, realizada com alunas e alunos do Ensino Médio, teve a orientação do fotógrafo Felipe Varanda e do professor Rico Cavalcanti.
A dupla mostrou alguns filmes – os primeiros da história do Cinema – dos irmãos Lumière, feitos em um só take, que serviram para inspirar os alunos no exercício. O vídeo 360 graus é feito com uma câmera de vídeo específica, que tem duas lentes.
– É uma das modalidades do que chamamos genericamente de realidade virtual. Para assistir a esses vídeos, usamos um óculos de realidade virtual, mas também é possível assistir em smartphone ou no computador, apesar de comprometer aa sensação de estar imerso na cena – conta Felipe, que também é mestre em Comunicação pela UFRJ, onde pesquisa mídias imersivas em projetos pedagógicos e sociais.
Depois da sessão de filmes dos irmãos Lumière, o grupo assistiu, com o headset de realidade virtual, a alguns filmes contemporâneos. E foi instigado a criar vídeos com uma única ação, como nos primeiros filmes históricos, mas que explorasse os 360 graus da câmera de vídeo imersivo da oficina.
– Três vídeos foram produzidos – em comum, um momento de susto, referência às reações das audiências nos primórdios do cinema – explica o fotógrafo.
E qual é a ideia do susto? Segundo Felipe, no cinema, com os primeiros filmes dos irmãos Lumière, há relatos de que as pessoas, ao verem um trem em direção à câmera, por exemplo, se levantavam assustadas, achando que havia um trem realmente vindo.
– Muitas vezes, essa semelhança do vídeo imersivo com a realidade causa um espanto. O resultado foi muito interessante! Dividimos a turma em três grupos, e cada roteiro foi diferente um do outro, com ideias muito originais, abordando a questão da espacialidade, com muita criatividade. Foi muito dinâmico – conta Felipe.