Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A partir da leitura do livro “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, a temática da infância abandonada foi apresentada à turma do 8º ano do Ensino Fundamental 2, nas aulas de Português, com a professora Regina Maria. Esse tema também estava sendo desenvolvido nas aulas de História, com a professora Vanessa Fraguas, com a abordagem a partir do contexto da Revolução Industrial. A coordenação do segmento, então, pensou na possibilidade de unir as reflexões para ampliar a compreensão desses temas ainda tão presentes nas sociedades contemporâneas.

Da mesma forma que a disciplina de Português, a de História utilizou a literatura para apresentar o tema. A obra “Oliver Twist”, de Charles Dickens, adaptada para o cinema, foi o ponto de partida. A história foi escolhida para trabalhar com a turma a questão do trabalho infantil.

– Para trabalharmos o tema na sociedade atual, tanto a disciplina de História quanto a de Português utilizaram a literatura. Foram apresentados aos alunos os contos do livro “Infância Crônica” que é fruto de uma pesquisa da UERJ, da professora Rita Ribes e apresenta contos bem contemporâneos que trazem crianças em situação de rua, aqui no Rio – lembra a coordenadora Marcelle Deslandes.

O trabalho interdisciplinar enriqueceu o desenvolvimento do tema pois possibilitou a abordagem dos vários aspectos presentes nessa questão. Os aspectos da subjetividade, o contexto histórico de utilização desse sujeito como mão de obra e os marcos legais que refletem uma ampliação do entendimento que a sociedade brasileira desenvolveu sobre o que é infância e suas necessidades.

– A atividade foi elaborada pela Sônia Travassos e por mim. Fizemos vários encontros virtuais de rodas de leitura, debatemos sobre quem eram esses meninos de rua e a visão da sociedade sobre eles. Depois a turma fez apresentações em Powerpoint, em grupos, sobre os diversos capítulos do livro, sempre tendo em vista a situação dos meninos moradores de rua daquela época e da atualidade. Também aproveitamos um trabalho da professora Vanessa sobre infância e trabalho escravo na infância – conta Regina.

No vídeo abaixo, as professoras Vanessa e Sônia contam mais um pouquinho sobre a experiência desse trabalho interdisciplinar.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.