Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

“Você sabia que cada vez que a gente anda para a direta da reta, o número aumenta – e quando a gente anda para a esquerda, o número diminui?”

Foi assim que as professoras Luciana Véo, Mariana Roncarati e Marilia Victoria, do 1º ano do Ensino Fundamental 1, começaram a trabalhar a questão da reta numérica com as turmas. A reta possibilita a percepção da regularidade numérica e dá a possibilidade de observar os números organizados de maneira ordenada e consecutiva, até chegar a percepção de que eles são infinitos.

– É um instrumento que pode ajudar alunas e alunos a desenvolverem estratégias para resolução de problemas, manuseando a sua reta ou apresentando o cálculo mental. Ela permite, ainda, compreender as ideias contidas na adição, como acrescentar, reunir e adicionar; e na subtração, como tirar, completar e comparar. Perceber que a reta numérica não precisa começar do zero e fazer com que a criança pense nos números em diferentes grupos também foi uma brincadeira que fizemos durante as videoconferências – conta Luciana.

Na atividade, as crianças construíram uma reta numérica de acordo com os seus próprios dados e, depois, analisaram a reta apresentada resolvendo as situações problemas.
– O mais interessante dessas propostas é ouvir as construções que alunas e alunos fazem, verbalizando nos encontros virtuais todas as suas hipóteses – comemora a professora
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.