O debate sobre o uso excessivo de copos descartáveis começou há algum tempo na EDEM. Recentemente, as turmas de 3º ano do Ensino Fundamental 1, das professoras Sylvia Faillace e Ana Claudia, começaram a estudar sobre a Mata Atlântica nas aulas de Ciências. Do micro para o macro, elas conversaram com as crianças sobre como a questão do lixo afeta o meio ambiente – e de que forma é possível mudar isso no nosso ambiente escolar.
– As crianças foram mostrando interesse em conscientizar a comunidade da EDEM. Elas descobriram que, na escola, havia vários tipos de lixos, inclusive uma quantidade enorme de copos descartáveis. Assim surgiu a questão da entrevista, para perguntar aos funcionários se eles esqueciam a garrafa de água em casa – porque a própria turma tinha consciência de que também esquecia em alguns dias, o que aumentava o consumo de muitos copos. Até fizemos um combinado: a criança que esquecesse a garrafa teria que usar um copo descartável o dia todo: ele era marcadinho e ficava dentro no meu armário para que, quem esquecesse, pudesse usar várias vezes e não usar mais copos – lembra Sylvia.
O momento das entrevistas, segundo a professora, foi muito legal. Ela e Ana Claudia pensaram, com as crianças, num roteiro com perguntas prévias. Cada dupla, de prancheta na mão, foi em busca dos entrevistados:
– Fizemos uma lista prévia de quais adultos disponíveis na escola eles poderiam procurar para entrevistar, da direção até os inspetores. E lá foram eles foram circulando sozinhos. Foi um momento interessante, de autonomia, em que eles andaram pela escola sem a minha presença, fazendo esse trabalho que eles já sabiam direitinho o que seria, já estava pré-resolvido em sala de aula. Além da atividade em si e fazer a campanha, eles também adoraram andar pelos diversos espaços da escola depois de dois anos em casa, sem circular pela escola. Foi muito bonito de ver – conta a professora.
Na volta para a sala de aula, a turma fez a contagem que virou uma tabela. A partir daí, cada um fez seu próprio cartaz, que foi espalhado pela escola.
– Pudemos trabalhar a contagem e o gráfico em Matemática e, na área de Ciências, vamos continuar falando sobre o lixo e sobre os problemas da cidade em relação ao lixo, ampliando cada vez mais o projeto, chegando numa parte maior que é a Mata Atlântica – diz Sylvinha.