“Guerra na Ucrânia: origens do conflito, geopolítica e economia” foi o nome da aula-conjunta de História e Geografia, ministrada pelos professores Wilson Rodrigues e José Manoel Gaspar, na última terça-feira, para o 3º ano do Ensino Médio – e transmitida para a turma do 2º ano.
O objetivo da aula foi debater, com a turma, a situação Ucrânia-Rússia. Os professores abordaram algumas questões importantes: a primeira delas foi olhar a guerra e essa situação sob múltiplos pontos de vista.
– A guerra está sendo vendida de acordo com o interesse de um lado e é preciso a gente ampliar o nosso repertório de conhecimento sobre o que envolve efetivamente essa situação – defende Wilson.
Para ele, em segundo lugar e igualmente importante, é preciso refletir o que essa situação tem de parecida com a nossa história.
– Sobretudo com o que aconteceu em 2016 no Brasil. É fundamental a reflexão a respeito das semelhanças existentes entre os movimentos no Brasil e os movimentos que aconteceram no mundo, especialmente nesse caso da Ucrânia, pra que a gente tenha uma possibilidade de refletir melhor, entender melhor. E, claro, participar de maneira mais objetiva nos destinos que nos esperam com a situação política esse ano e com a eleição agora em outubro – reflete Wilson.
Para José Manoel, esse tipo de aula-conjunta é importantíssimo:
– Aqui na EDEM nós trabalhamos com essas visões múltiplas. Discordamos em alguns aspectos, mas temos o mesmo substrato, que é a defesa dos valores democráticos e humanistas. Sempre com a preocupação em desenvolver a capacidade crítica das nossas alunas e dos nossos alunos. Ou seja: receber a informação, digerir essa informação e criar a sua própria visão. Para mim, esse é o ganho principal desse tipo de aula que demos hoje.