Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Grupo 4 da professora Anna Anselmo e da auxlliar Giselle começou a demonstrar interesse pelo espaço e, principalmente pela Lua, ainda na escola, neste trimestre, presencialmente. Em sala de aula, aconteciam conversas no momento do lanche falando dos planetas e inventando novos, se perguntando do que a Lua era feita. As falas eram incríveis: “A gente constrói uma máquina para todo mundo ficar pequeno e entra no foguete de brinquedo”, “Quando eu for astronauta, eu vou lá na Lua ver se ela é feita de queijo ou não”. As crianças falavam também de seus desejos como “Hoje eu vou para Marte!”.

A partir disso, a equipe começou a alimentar essa curiosidade, mantendo vivo o interesse das crianças, nos encontros virtuais, quando as aulas da turma foram suspensas. Continuaram conversando sobre o tema, fizeram muitos desenhos e atualmente a turma está pesquisando sobre os planetas.

– Temos falado sobre os planetas preferidos e algumas crianças já enviaram fotos e vídeos, cada um contando um pouquinho sobre o seu. Um dos momentos virtuais mais significativos para o grupo foi a viagem à Lua! Eles sabiam que faríamos um passeio, mas não sabiam para onde, apesar de alguns suspeitarem. Fizemos a decolagem no foguete, com direito a contagem regressiva. As crianças que participaram estavam super curiosas!
Chegando no nosso destino eles disseram que era a Lua pois “não tem árvores, não têm bichinhos” – conta Anna Anselmo.

A professora conta que a turma ficou algum tempo “andando” pela lua, olhando o solo, até que viram uma sonda. E, juntos criaram hipóteses:
“É um robô!”
“Eu ouvi barulho de robô aqui.”
“É uma nave espacial!”
“É um robô que vai pro espaço numa nave pra gente ver o espaço.”

Uma criança pediu para visitar o sol e, rapidamente, outra respondeu: “Não dá pra visitar o sol porque lá é muito quente!”
Conversaram bastante – até que um deles pediu para voltar para Terra.

Na opinião de Anna, a viagem virtual pareceu de verdade, porque o grupo ficou maravilhado e até hoje falam sobre ela!

– Compartilhei a minha tela na videochamada, usei vídeos de lançamentos de foguetes e até uma experiência de realidade virtual produzida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins, o MAST. Foi uma ótima oportunidade de viverem o lúdico e de compartilharem os conhecimentos com os amigos, cada um ensinando o que sabia! – lembra a professora.

Realidade virtual – Homem na Lua https://web.superviz.com/projects/207c9489-ae3a-4ac0-bdae-06ac73a43d6d

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.